A EDUCAÇÃO FISICA EM JOGO PRATICAS CORPORAIS, EXPRESSÃO E ARTE

Páginas: 6 (1262 palavras) Publicado: 23 de maio de 2015

RESENHA DO TEXTO:


“A EDUCAÇÃO FISICA EM JOGO
PRATICAS CORPORAIS, EXPRESSÃO E ARTE”


PROFESSORA JOANA LOPES
DOUTORANDO JOSÉ RAFAEL MADUREIRA










RESUMO

O texto faz uma análise do jogo e das práticas físicas baseado nos autores Huizinga(1938) e Caillois(1958), além de outras referencias biográficas, e tenta conectar tais idéias com problemáticas atuais da relação do homem com seu corpoe sua expressão corporal
















AQUECIMENTO
“...é preciso observar antes de tudo que o jogo, em oposição ao ‘espírito de seriedade’, parece a menos possessiva das atitudes: despe o real de sua realidade. Há seriedade quando se parte do mundo e se atribui mais realidade ao mundo do que a si mesmo” (Sartre, 1999, p709)
Todas as tarefas que se tornam habituais são difíceis de seremanalisadas. Tal fato acontece com o jogo: é uma atividade tão comum à realidade humana que é difícil determinar seus limites.
Dois autores se destacaram na realização desta tarefa: Huizinga(1938) e Caillois(1958). Tais autores fizeram as primeiras analises dos jogos com relações antropológicas, históricas e sociais, e, se hoje considera-se que suas idéias não são mais adequadas, deve-se admitir que taiscolaboraram para a analise histórica de praticas que eram consideradas “inatas”.
O conceito de jogo foi alterado inúmeras vezes, de acordo com a mudança ocorrida na sociedade.O jogo, que se relacionava com o lúdico, hoje parte para algo serio, principalmente no desenvolvimento dos esportes de alto rendimento.O lúdico e a diversão perdem espaço para a habilidade e a eficiência.
Estas são asproblemáticas das quais partem os autores do texto analisado para relacionarem os jogos com os dias atuais: sem se basearem nos aspectos naturais, questionam as diferenças entre a importância do lúdico nas comunidades antigas e como este perde espaço na sociedade hoje. Associam a perda de espaço do lúdico com a visão utilitarista e econômica do corpo na corrente sociedade, e simbolizam os jogos como“fundamentos éticos da educação física”: são alicerces do divertimento, do prazer e da expressão corporal.

COMEÇA O JOGO
A partir daí, os autores procuram situar o jogo dentro de um contexto histórico e social- desde a sistematização das praticas corporais com métodos ginásticos europeus, que foram baseados em pensamentos biológicos, de rendimento e higienistas sobre o corpo; até a ginástica doséculo XX que, de tão atrelada ao consumismo e as bases capitalistas, muda de diretrizes como sobem e descem as bolsas de valores.
De tão competitivo, o esporte atual influencia até nas conquistas pessoais e nacionais não-esportivas, que são disputadas e comemoradas com um individualismo cego.
Diante de tal realidade, os autores nos questionam (aos leitores) qual o espaço do jogo e do lúdico nasociedade. Será que jogar é competir para saber quem consome mais?

PASSA A BOLA
Neste ponto, os autores passam a analisar o pensamento de Huizinga e de Caillois sobre o jogo, e com grande sagacidade fazem um misto das duas correntes pensadoras.
Começa-se, a partir de idéias comuns dos dois autores, a definir o jogo: atividade livre, sem obrigações sociais e realizada por prazer. Adiciona-se aimportância da tensão (Huizinga), o prazer causado pela incerteza com relação ao resultado e o “mundo lúdico” criado, que contem espaço e tempo próprios(Caillois).
Numa passagem que remete a João Freyre, mostra-se que, diferentemente do trabalho, que afasta o homem de seu resultado, o jogo contribui para a busca da subjetividade.
As categorias que Caillois divide o jogo- Agon(competição), Alea(sorteou azar), Mimicry( fantasia) e Ilinx(vertigem)- são citadas, exemplificadas e relacionadas com os esportes atuais.
Usa-se idéias de tais autores para citar alguns problemas que ocorrem nos jogos, como o excesso de arrebatamento das torcidas, que acaba gerando brigas e a atrofia do lúdico nos esportes de alto rendimento.

TIRA-TEIMA
Os autores passam agora com maior riqueza de detalhes pela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Expressao corporal na educaçao fisica infantil
  • A prática corporal do futsal através dos jogos e brincadeiras populares nas aulas de educação física
  • EDUCAÇÃO FÍSICA E PRÁTICAS CORPORAIS ALTERNATIVAS
  • Metodologia de Ensino das Artes, dos Jogos e Educação Corporal
  • Educação infantil
  • Expressão corporal na educação infantil
  • EXPRESSÃO CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • musicalização e expressão corporal na educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!