A educação fisica ao longo da historia

Páginas: 5 (1245 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
A EDUCAÇÃO FÍSICA AO LONGO DA HISTÓRIA

A Educação Física no Brasil passou por diversos períodos que, por sua vez, possuíam diversas concepções relacionadas à função da própria Educação Física, da necessidade, da maneira de trabalhar e ver o corpo.
Ghiraldelli Jr. (1989) faz um levantamento histórico, que tem como objetivo despertar uma visão crítica dos conteúdos e práticas corporais, a fimde que os profissionais da área possam repensar a sua práxis pedagógica. Dessa forma, ele classifica as Tendências na Educação Física em: Higienista, Militarista, Competitivista, Popular e Crítico-social dos Conteúdos.
A Tendência Higienista (1889-1930) é pautada nas questões de saúde. Para tal cabe à Educação Física um papel fundamental de formação de homens e mulheres sadios, fortes, dispostosà ação. Mais do que isso, a Educação Física Higienista não se responsabiliza somente pela saúde individual das pessoas, mas protagoniza um projeto de "assepsia social". Compreende que a Ginástica, o Desporto e a Recreação devem, antes de qualquer coisa, disciplinar os hábitos das pessoas no sentido de levá-las a se afastarem de práticas capazes de provocar a deterioração da saúde e da moral, o que"compro-meteria a vida coletiva". A Educação Física Higienista é uma concepção que se preocupa em erigir a Educação Física como agente de saneamento público, na busca de uma "sociedade livre das doenças infecciosas e dos vícios deteriorizadores da saúde e do caráter do homem do povo".
A Tendência Militarista (1930-1945) não é a mesma Educação Física Militar. Embora ambas estabeleçam relaçõesestreitas, a Educação Física Militarista não se resume numa prática militar de preparo físico. É, acima disso, uma concepção que visa impor a toda a sociedade padrões de um comportamento estereotipado, fruto da conduta disciplinar própria do regime de caserna. Tem como objetivo fundamental a obtenção de uma juventude capaz de suportar o combate diante de uma guerra. Para tal tendência, a EducaçãoFísica deve ser suficientemente rígida para "elevar a Nação" à condição de "servidora da Pátria". Na Educação Física Militarista, a ginástica, o desporto e os jogos recreativos só têm utilidade se visam à eliminação dos "incapacitados físicos", contribuindo para uma "maximização da força e poderio da população". “A coragem, a vitalidade, o heroísmo, a disciplina exacerbada compõem a plataforma básicada Educação Física Militarista.” (GHIRALDELLI JÚNIOR, 1989, p.18)
A Tendência Pedagogicista (1945-1964) é a que vai reclamar da sociedade a necessidade de encarar a Educação Física não somente como prática capaz de promover saúde ou de disciplinar a juventude, mas de encarar a Educação Física como uma prática eminentemente educativa. E mais que isto, a corrente pedagógica chega a advogar a"educação do movimento e pelo movimento" como uma das formas capazes de promover a chamada "educação integral". “A educação física, acima das “querelas políticas”, é capaz de cumprir o velho anseio da educação liberal: formar o cidadão.” (GHIRALDELLI JÚNIOR, 1989, p.29)
A Educação Física Pedagogicista está preocupada com a juventude que freqüenta as escolas. A ginástica, a dança, o desporto, a educaçãopsicomotora etc. são meios de educação do alunado. São instrumentos capazes de levar a juventude a aceitar as regras de convívio "democrático" e
de preparar as novas gerações para o altruísmo, o culto a riquezas nacionais etc.
O sentimento corporativista de "valorização do profissional de Educação Física" permeia a Tendência Pedagogicista. A Educação Física é encarada como algo "útil e bomsocialmente" e deve ser respeitada acima das lutas políticas dos interesses diversos de grupos ou de classes. Assim, é possível forjar um "sistema nacional de Educação Física", "capaz de promover a Educação Física do homem brasileiro, respeitando suas peculiaridades culturais físico-morfológicas e psicológicas". Nesta tendência, a Educação Física também é vista como responsável pelo melhor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História ao longo da educação
  • O corpo e a actividade física ao longo da história
  • Como desenvolveu a filosofia da educação ao longo da história
  • História da educação física na pré história
  • Historia da Educação fisica
  • Educação Fisica na Pré-História
  • Historia de educacão fisica
  • Historia da educação fisica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!