A educação física e a interdisplinaridade

Páginas: 12 (2871 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
Introdução
A Educação Física atualmente é considerada parte integrante do contexto escolar, e não se restringe apenas ao desenvolvimento físico do indivíduo. Para que esse novo conceito seja implantado com sucesso pela escola o professor de Educação Física deve estar disposto a encarar o desafio da mudança, deixando para traz os vícios de uma prática convencional, que se preocupa apenas coma obtenção de resultados, para uma abordagem mais ampla que leve em consideração as diferenças, o respeito e a formação integral da criança.
MATTOS e NEIRA (2006) propõem que se coloque em cheque toda ação pedagógica centrada unicamente na cognição, e deixe de fora a ação corporal dos atos humanos.
A justificativa para esta pesquisa bibliográfica é mostrar que as aulas de Educação Físicanão estão restritas apenas à quadra para formação de equipes com a finalidade de participar de competições ou rendimento físico, o estudo pretende mostrar que a matéria está integrada à proposta pedagógica da escola, fazendo parte do processo de ensino aprendizagem deste aluno, usando a interdisciplinaridade para atingir este objetivo.
A pesquisa tem como objetivo relatar trabalhos bemsucedidos de interdisciplinaridade, e os benefícios que este tipo de atividade traz, tanto para quem pratica como para quem aplica a atividade.
Em uma aula orientada e compatível com o desenvolvimento infantil, a criança encontrará prazer nas atividades, suprindo, até mesmo, carências e descompensações advindas do meio familiar, BORGES (1987).
Esse novo olhar amplia os horizontes do educador,inevitavelmente ele passa a incorporar conteúdos diferenciados em sua aula e os alunos passam a vivenciar outras áreas do conhecimento em um ambiente que antes era voltado apenas para os esportes a exercícios físicos.
MATTOS e NEIRA (2006) mostram que é possível encontrar hoje dois discursos sobre Educação Física, um centrado no estudo do movimento humano, e outro centrado nas manifestaçõesculturais do movimento (jogos, danças, lutas etc.).
O segundo discurso é o mais relevante para este trabalho, pois o movimento não acontece sozinho ele está ligado a dimensões culturais sociais, afetivas.
Através de uma revisão bibliográfica, para que se tenha uma análise crítica, das publicações sobre o assunto estudado, pretende-se analisar estudos anteriores, mostrar que a ênfase naaptidão física e do rendimento na Educação Física Escolar pode ser alterada para uma prática mais democrática e diversificada, dando oportunidades para todos os alunos participarem das aulas e que tenham oportunidade de desenvolverem suas potencialidades.
A Educação Física e a interdisplinaridade
Para que a aprendizagem aconteça à criança deve estar motivada. A execução de tarefas motoras coma participação efetiva do pensamento da criança, é importante para conseguir que nas idades mais avançadas, exista uma aprendizagem de significado para a criança.
Neste contexto o papel pedagógico, da Educação Física é atuar como qualquer outra disciplina da escola e não desintegrada dela.
As atividades motoras precisam ser desenvolvidas, sem dúvida, mas devem estar claro asconseqüências do ponto de vista cognitivo, social e afetivo, FREIRE (1997).
Após a legalização da Educação Física como componente curricular em 1996, por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9394/96, os estudos na área se intensificaram.
Os profissionais da área começaram a perguntar qual o papel da educação física no contexto sociopolítico e cultural. HURTADO, Citado porBARBOSA, CASTILHO, BÀSSOLI, CSUCULY, (2010), a conceitua como “[...] a educação dos movimentos ou, objetivando melhor a utilização das capacidades psicofísicas da criança e favorecendo seu desenvolvimento”.
Em busca de uma educação com qualidade, uma possível alternativa seria desenvolver um projeto interdisciplinar, no sentido de facilitar o entendimento dos temas em seus diferentes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • atividade física e educação física
  • As qualidades fisicas na educaçao fisica
  • Educação física
  • Educação fisica
  • Educação fisica
  • Educação fisica
  • educação física
  • Educação Física

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!