A educação física e a inclusão de alunos portadores de deficiência visual no ensino fundamental

Páginas: 31 (7504 palavras) Publicado: 24 de março de 2013
INTRODUÇÃO



Falar de deficiência visual nos remete a muitas reflexões, como: inclusão, formação profissional, direitos, informações, orientações, entre outros assuntos. É um tema muito abordado, porém pouco se põe em prática para torná-lo efetivamente parte de nossas obrigações, de nossos deveres como professores, como cidadãos, como seres humanos.
Infelizmente existe aindaem grande parte de nossa sociedade, preconceitos e discriminações contra os portadores de necessidades especiais, e esses obstáculos acabam repercutindo dentro das escolas, tornando algumas vezes o ensino difícil de ser ministrado. Porém, tais obstáculos devem ser ultrapassados para que possamos tornar o ensino da Educação Física relevante para esses alunos.
A Educação Física tem grandeimportância na vida da sociedade contemporânea, pois trata-se de uma sociedade que adaptou-se e acostumou-se com as novas tecnologias, que consequentemente trouxe também muitas mordomias, que acabaram tornando o cidadão atual sedentário e cada vez mais cedo com problemas de saúde. Porém, se para esses cidadãos, que aparentemente não tem nenhuma limitação, a consciência de ser levar uma vida maisativa e saudável, muitas vezes só é ativada quando as doenças começam a aparecer, que dirá para o deficiente visual, que se não estimulado, tem receios e dúvidas, com relação à prática de atividades físicas.
Nesse contexto, é extremamente necessário que o profissional de Educação Física esteja comprometido em fazer com que esse aluno não leve o comprometimento visual dele, a ser um obstáculopara a não realização das atividades físicas.
MOSQUERA (2000), em suas pesquisas, constatou que em um colégio de prefeitura grande, um único cego da turma só participava das atividades nas aulas de Educação Física, quando a brincadeira era cabra-cega.
Desta forma, vemos que ainda existem profissionais que de uma forma ou de outra, vem deixando esses alunos, sem ou com poucasexperiências com relação às atividades físicas.
O deficiente visual, apesar de sua limitação, a cegueira ou a baixa visão, se estimulado é capaz de realizar movimentos e participar das aulas de Educação Física como qualquer outro aluno sem deficiência.
É importante fazermos com que os alunos sintam-se importantes e capazes de tornarem-se fisicamente ativos.
REFERENCIAL TEÓRICOLEGISLAÇÃO: UMA INFLUÊNCIA IMPORTANTE SOBRE A INCLUSÃO

Inclusão, uma palavra hoje muito ouvida, porém ainda muito recente no Brasil, e que gera muitas vezes receios, tabus e até mesmo preconceitos.
Para falar de inclusão, nos remete primeiro conhecer seu princípio, que para alguns já é muito conhecido, na teoria e na prática, porém para outros o desconhecimento traz enraizadosdesconforto, medo e insegurança.


Segundo Carneiro (2008, p.36), Princípio da inclusão: trabalhar com uma organização escolar aberta a uma educação para a integração na diversidade. A realidade plural dos alunos deve encontrar, na sala de aula, o espaço adequado para a aprendizagem da convivência entre diferentes. Este é o melhor entendimento do conceito de equidade contido naConstituição Federal: Todos são iguais perante a Lei”.




Mas, o que diz a Lei com relação à inclusão? Os alunos portadores de deficiência estão assegurados perante a legislação, ou será que a mesma deixa brechas para outras interpretações?


De acordo com a Constituição Federal em seu artigo 205, “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, serápromovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e suas qualificações para o trabalho”.


Desta forma, a Constituição Federal garante a todos o direito a educação, tendo como dever, as escolas reconhecidas pelo poder público, garantir tal direito, sem distinção de etnia, sexo, cor e deficiência....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Professores de educação física diante da inclusão de alunos com deficiência visual
  • A inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física do ensino regular da rede estadual
  • A inclusão de alunos deficientes visuais na educação fundamental
  • Inclusão de aluno com deficiencia fisica no ensino de eja
  • A importância do ensino de libras e a inclusão de alunos portadores de deficiencia auditiva no ensino infantil.
  • Inclusão digital para portadores de deficiencia visual
  • A INCLUSÃO DO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA VISUAL NA ESCOLA
  • Educação física para portadores de deficiência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!