A educação de pessoa com deficiência visual

Páginas: 15 (3704 palavras) Publicado: 3 de dezembro de 2014
A educação de pessoas com deficiência visual: práticas frente a um modelo de instituição

Resumo: O presente estudo visa investigar a percepção sobre questões referentes à organização escolar junto a profissionais de uma instituição que desenvolve atividades educativas junto a pessoas com deficiência visual (cegas ou com baixa visão). Tendo em vista referenciais teórico-metodológicos alusivosaos estudos curriculares, o projeto político pedagógico e a realização de uma entrevista semiestruturada com a coordenadora pedagógica da instituição foram adotados como fontes de coleta de dados. A investigação do presente trabalho foi realizada junto a uma instituição que desenvolve atividades voltadas à habilitação, reabilitação integral, educação, profissionalização e convivência de pessoascegas ou com baixa visão. A análise das informações foi organizada através de leitura e categorização do conteúdo coletado. Como discussão, são apresentados apontamentos e reflexões em torno das percepções da profissional entrevistada e da leitura do PPP quanto a questões sobre a função social da escola, os espaços não-formais de ensino e a inovação escolar.

Palavras-chave: Educação, Pessoas comDeficiência Visual, Organização Escolar, Aprendizagem

1. Introdução
O presente trabalho trata-se de uma discussão em vista da prática como componente curricular ligada à disciplina de Organização Escolar, ministrada no curso de Licenciatura em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ao trazermos presente a finalidade de apropriar-se de referenciais teórico-metodológicosalusivos aos estudos curriculares, o presente estudo busca articular teoria e prática de modo a investigar a percepção sobre questões referentes à organização escolar de uma instituição que desenvolve atividades educativas junto a pessoas com deficiência visual (cegas ou com baixa visão).
Para tanto, optou-se por utilizar o projeto político pedagógico como fonte para pesquisa documental, poiscompreende-se que tais escritos refletem de maneira significativa a visão e a perspectiva dos profissionais da instituição em questão. Também foi realizada uma entrevista semiestruturada com a coordenadora pedagógica da instituição, de duração livre, a partir de um questionário elaborado pelo próprio grupo. O sujeito que integrou a pesquisa foi uma mulher, coordenadora pedagógica há 26 anos, formada emPedagogia há 18 anos, atuante na área de pessoas com deficiência.
Dentre os procedimentos para a realização do levantamento de dados, inicialmente foi feito contato junto à instituição de ensino, que tendo conhecimento dos objetivos da disciplina, disponibilizou os horários das visitas e mediou a inserção no campo. Cabe considerar que, nesta oportunidade, aproveitou-se a presença de umestagiário da instituição referida, integrante do grupo, para aprimorar a coleta de informações e aprofundar as reflexões.
A investigação do presente trabalho foi realizada na Associação Catarinense para Integração de Cegos (ACIC), uma organização não governamental, sem fins lucrativos, de âmbito estadual que tem a finalidade de desenvolver atividades voltadas à habilitação, reabilitação integral,educação, profissionalização e convivência, junto às pessoas cegas ou com baixa visão, promovendo sua cidadania. A ACIC existe desde 1977 e é mantida com auxílio de eventuais convênios com instituições públicas e/ou privadas, doações de sócios colaboradores e promoções comunitárias. Conforme seu estatuto, a administração conta com Assembléia Geral, Conselho Fiscal, Diretoria Executiva e Conselho Consultivo(ACIC, 2009). Sendo uma instituição de cegos e para cegos, é presidida por uma pessoa com deficiência visual e dispõe de equipe multiprofissional e de outros papéis na sua gestão, como vice-presidente de apoio aos Centros de Serviços, vice-presidente da Cultura, Desporto e Lazer, vice-presidente da Administração e Patrimônio, gerente técnico, gerente administrativo-financeiro, coordenação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Portifolio
  • Educação nutricional em pessoas portadoras de deficiencia visual
  • Pessoas cegas ou com deficiência visual.
  • Pessoas com deficiencia visual
  • EDUCAÇÃO PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
  • os aspectos psicológicos de pessoas com deficiência visual
  • habilitação para o casamento para pessoas com deficiencia visual
  • A educação das pessoas com deficiência auditiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!