A educação de jovens e adultos e a formação docente sob a ótica de paulo freire

Páginas: 8 (1760 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2012
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A FORMAÇÃO DOCENTE SOB A ÓTICA DE PAULO FREIRE
Lidiane Ferreira dos Santos[1]
RESUMO

O presente trabalho buscou conhecer a Educação de Jovens e Adultos- EJA sob a ótica de Paulo Freire. Sendo esta modalidade de ensino ainda muito atuante no Brasil, uma vez que, privilegia uma clientela especifica que se enquadra dentro dos princípios da pedagogia do oprimidotambém de Paulo Freire. Para tanto, fez-se uma revisão bibliográfica acerca do tema, dando ênfase ao papel da sociedade no processo de educação.



PALAVRAS-CHAVE: Educação. Paulo Freire. Ensino



1 - INTRODUÇÃO



A educação de jovens e adultos é uma modalidade de ensino, amparada por lei e voltada para pessoas que não tiveram acesso, por algum motivo, ao ensino regular naidade apropriada. Porém são pessoas que têm cultura própria.


Sabe-se que o papel docente é de fundamental importância no processo de reingresso do aluno às turmas de EJA. Por isso, o professor da EJA deve, também, ser um professor especial, capaz de identificar o potencial de cada aluno. O perfil do professor da EJA é muito importante para o sucesso da aprendizagem do aluno adulto quevê seu professor como um modelo a seguir.


É preciso que a sociedade compreenda que alunos de EJA vivenciam problemas como preconceito, vergonha, discriminação, críticas dentre tantos outros. E que tais questões são vivenciadas tanto no cotidiano familiar como na vida em comunidade.


Faz-se necessário evidenciar que a EJA é uma educação possível e capaz de mudarsignificativamente a vida de uma pessoa, permitindo-lhe reescrever sua história de vida. Sabe-se que educar é muito mais que reunir pessoas numa sala de aula e transmitir-lhes um conteúdo pronto.


É papel do professor, especialmente do professor que atua na EJA, compreender melhor o aluno e sua realidade diária. Enfim, é acreditar nas possibilidades do ser humano, buscando seu crescimentopessoal e profissional.


2 - FREIRE E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: OPRESSORES E OPRIMIDOS

Para Freire (1967), esta é uma sociedade marcada pelo avanço das inovações tecnológicas e pela abundância da produção do sistema capitalista, mas, essa mesma sociedade com seu projeto de desenvolvimento excluem homens e mulheres dos seus exercícios de cidadania, gerando grandes desigualdadessociais, preconceitos, miséria, analfabetismo e desemprego. Assim, para o autor é necessário irmos além das sociedades cujas estruturas oprimem e excluem.


De um lado, demonstra-se que Freire (1967, p. 89) reconhece a existência de opressores e oprimidos enquanto classes sociais, e se posiciona claramente a favor da transformação das condições de existência dos excluídos de qualquerpoder econômico, social e político que explora e oprime e, de outro, encontramos também na sua teoria a ênfase dada à importância do desenvolvimento cultural e humano dos excluídos na luta por uma sociedade mais democrática.


A questão central é a educação que, mesmo possuindo limites, pode contribuir para a transformação da sociedade e da existência humana dos dominados e excluídos. Aeducação, então, é vista como uma atividade política, dialógica e de respeito ao próximo, no esforço de libertação e de enriquecimento cultural e humano.


Assim, Freire (1997) nega as políticas do Estado que, ao assistir os desamparados e proibidos de “ser”, somente ameniza seus problemas, sem jamais resolvê-los na essência. A função do Estado progressista, então, não pode se basearem políticas que não questionam e transformam o social, o político e o econômico.


Freire (1967) se posiciona sobre a questão “dentro” (incluído) ou “fora” (excluído). Segundo ele, na concepção e prática bancária, os oprimidos recebem o nome de assistidos, sendo considerados marginalizados que discrepam a fisionomia geral da sociedade, que é boa, organizada e justa. Assim, os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto
  • Projeto educação de jovens e adultos segundo paulo freire
  • A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA VISÃO DE PAULO FREIRE
  • Educação de jovens e adultos na visão de paulo freire.
  • Formação docente: no contexto da legislação da educação de jovens e adultos.
  • Sintese sobre a educação de jovens e adultos relacionada a teoria de paulo freire:
  • A educação de jovens e adultos na visão de freire
  • Educação de adultos método Paulo Freire

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!