A EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: RECURSOS E ADAPTAÇÕES

Páginas: 16 (3867 palavras) Publicado: 10 de dezembro de 2014
RAFAELA APARECIDA SILVA

RA 1153153













A EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: RECURSOS E ADAPTAÇÕES

Orientadora: Profª Espec. Ana Maria Trigo Fernandes

Claretiano Centro Universitário

















RIO CLARO
2014







RESUMO



Esta pesquisa científica faz referência aos aspectos educativos necessários a educação dapessoa com deficiência visual, ressaltando que tal tipo de necessidade educacional especial não é motivo para que o deficiente visual se sinta privado diante da sua participação nas diversas atividades sociais existentes. Para o educador estar preparado porá oferecer ao educando com deficiência visual uma educação plena promotora de participação social ativa, é necessário conhecer os meios derecursos e adaptações para que através da inclusão seja efetivada essa participação plena do deficiente visual. Dessa forma, através de uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva com delineamento em pesquisa bibliográfica é que se buscou atender os objetivos mencionados.








Palavras-chave: Necessidades Educacionais Especiais. Deficiência Visual. Educação do Deficiente Visual.INTRODUÇÃO


A visão é um dos sentidos mais importantes os quais possuímos isso porque ela nos permite captar inúmeras informações diante de uma única observação que é levada diretamente ao cérebro para que seja processado e construído a imagem correspondente. Sendo um sentido substancial e muitas vezes para algumas pessoas até essencial nos casos de privação desse sentido nãoexiste nenhuma prejudicação em relação ao exercício das demais atividades cotidianas, necessitando apenas de recursos e adaptações, como é o caso por exemplo da educação.
A educação é resguardada pela Constituição Federal (BRASIL, 1988) como sendo um direito de todos, dessa forma para as pessoas com necessidades especiais têm-se garantido o direito à educação da mesma forma que as outraspessoas que não necessitam de recursos e adaptações específicas para adquirir o conhecimento.
Por isso a educação deve ser voltada a atender as necessidades de todos os sujeitos a serem educados, para que dessa forma sejam desenvolvidas as capacidades integrais do educando de uma maneira que todos tenham acessos iguais e meios específicos para se desenvolverem e aprenderem.
Para com o deficientevisual, é necessário que para a sua educação haja adaptações com recursos necessários á suprir suas necessidades, os quais poderão ser adquiridos de forma seletiva, adaptativa e confeccionada, desde materiais básicos até mesmo os materiais tecnológicos.
Assim o educando com necessidades educacionais especiais para a sua deficiência, no caso deste artigo, a visual; terá meios para se desenvolver eaprender de forma que sejam atendidas as suas peculiaridades.
Justamente por tais motivos é que fez-se necessário o desenvolvimento desta pesquisa, buscando responder aos objetivos presentes como forma de mencionar a importância do conhecimento de recursos e formas de adaptações para o educador esteja preparado para lidar necessidades educacionais especiais, como no caso de atendimento à alunos comdeficiência visual.
Dessa forma, busca-se neste artigo cientifico compreender como ocorre a educação de pessoas com necessidades educacionais especiais, ressaltando a deficiência visual em suas causas e adaptações através de meio pelo qual o educador possa fornecer subsídios para que este alunado tenha acesso a aquisição do conhecimento por um processo de ensino e aprendizagem eficaz que sejasignificativo para sua vivência.
Este trabalho científico refere-se a uma pesquisa do tipo qualitativa de natureza descritiva com delineamento em pesquisa bibliográfica. De forma que esta abordagem busca estudar em profundidade os requisitos essenciais para compreender como ocorre a educação das pessoas com necessidades educacionais especiais com ressaltos para a deficiência visual através de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A educação inclusiva e o aluno com deficiência visual
  • INSERÇAO DO ALUNO COM DEFICIENCIA VISUAL
  • O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE QUÍMICAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
  • USO DA TAXIDERMIA COMO RECURSO NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
  • A educação de pessoa com deficiência visual
  • EDUCAÇÃO PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
  • Professores de educação física diante da inclusão de alunos com deficiência visual
  • A educação física e a inclusão de alunos portadores de deficiência visual no ensino...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!