A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA DE 0 A 5 ANOS

Páginas: 7 (1599 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2014



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

Dirlene Maiane Silveira Cichelero














A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA DE 0 A 5 ANOS



Canarana
2012




Dirlene Maiane Silveira Cichelero







A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA DE 0 A 5 ANOS





Trabalho apresentado ao Cursode Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas[Educação da criança de 0 a 5 anos;Ludicidade e Educação; Organização e Didatica na Educação Infantil;Ensino da Linguagem Oral e Escrita;Ensino e Alfabetizção l.
Prof. Rosely Montagnini; marlizete Steinle Bonafini; Edilaine Vagula; Alexandre Villas Boas e Raquel Franco.
Tutora de sala: Priscila de Fátima Ignácio.Canarana
2012




Introdução
O objetivo desse trabalho foi entender se o ato de cuidar estava associado ou dissociado do ato de educar, e, para tal se fez necessário uma busca histórica da concepção de criança. Pois, é sabido que o contexto sócio-histórico em que a criança está inserida é de revelável importância no entendimento sobre a infância e posteriormente o entendimento dasrelações entre cuidado e educação. O problema em questão é entender qual a relação existente no binômio cuidar-educar e o que este implica para se obter qualidade na Educação Infantil, sabendo que nos primeiros anos de vida é de extrema importância o desenvolvimento dos aspectos físico, cognitivo, afetivo e emocional. Ao retratar o cuidar na Educação Infantil se fez necessário buscar a trajetória daconcepção de infância ao longo da história. Do adulto em miniatura à criança sujeito social de direitos. A expansão da revolução industrial foi um fator que contribuiu para a conquista da identidade social da criança. No decorrer do processo de evolução histórico da sociedade as concepções de infância foram se transformando.
A priori tinha-se um cuidar assistencialista (guarda da criança,voltado apenas para a saúde, alimentação e higiene).
Com o progresso das ciências humanas, principalmente a psicologia do desenvolvimento, a criança passa a ser o epicentro do interesse educativo dos adultos. O cuidar passa gradativamente a adquirir um caráter essencial.














A Educação infantil sofreu grandes transformações nos últimos tempos. O processo de aquisição de umanova identidade para as instituições que trabalham com crianças foi longo e difícil. Durante esse processo surge uma nova concepção de criança, totalmente diferente da visão tradicional. Se por séculos a criança era vista como um ser sem importância, quase invisível, hoje ela é considerada em todas as suas especificidades, com identidade pessoal e histórica.
Essas mudanças originaram-se de novasexigências sociais e econômicas, conferindo à criança um papel de investimento futuro, esta passou a ser valorizada, portanto o seu atendimento teve que acompanhar os rumos da história. Sendo assim, a Educação Infantil de uma perspectiva assistencialista transforma-se em uma proposta pedagógica aliada ao cuidar, procurando atender a criança de forma integral, onde suas especificidades (psicológica,emocional, cognitiva, física, etc...) devem ser respeitadas
Assim, a concepção da criança como um ser particular, com características bem diferentes das dos adultos, e contemporaneamente como portador de direitos enquanto cidadão, é que vai gerar as maiores mudanças na Educação Infantil, tornando o atendimento às crianças de 0 a 6 anos ainda mais específico, exigindo do educador uma posturaconsciente de como deve ser realizado o trabalho com as crianças pequenas, quais as suas necessidades enquanto criança e enquanto cidadão.
Portanto, na Educação Infantil, o ato de cuidar e educar são indissociáveis, não tem como separar essas duas ações. O cuidar e o educar estão nas coisas mais simples da rotina pedagógica da Educação Infantil; desde a hora em que se está trocando uma frauda,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação da Criança de 0 a 5 anos
  • Educação de crianças de 0 a 5 anos
  • Observação de crianca 0-5 anos
  • Educação de criança de 0 a 05 anos
  • Educação infantil 0- a 5 anos
  • Educação infantil de 0 a 5 anos
  • Educação de criança de 0 a5 anos
  • Educação da crianças de 0 a 2 anos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!