A EDUCAÇÃO COMO TEMA DA SOCIOLOGIA

Páginas: 5 (1184 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO
FUNDAMENTOS SÓCIO HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO
PROFESSOR: Luciélio Marinho da Costa




ATIVIDADE II

FICHAMENTO DO CAPÍTULO I:
A EDUCAÇÃO COMO TEMA DA SOCIOLOGIA, DE SONIA MARIA PORTELLA KRUPPA

Aluna: Rejane dos Santos Ferreira
Turma: 03 Turno: Noite







João Pessoa
janeirode 2013

Aluna: Rejane dos Santos Ferreira





ATIVIDADE II

FICHAMENTODE CONTEÚDO DO CAPÍTULO I:
“A EDUCAÇÃO COMO TEMA DA SOCIOLOGIA”, DE SONIA MARIA PORTELLA KRUPPA






João Pessoa Atividade apresentada à disciplina 2012 de Fundamentos Sócio Históricos
daEducação, sob orientação
do Prof. Luciélio Marinho,
como requisito para avaliação.






REFERÊNCIA:
Kruppa, Sonia M. Portella. Sociologia da educação.- São Paulo: Cortez, 1993. (Coleção magistério 2° grau. Série formação do professor)

A EDUCAÇÃO COMO TEMA DA SOCIOLOGIA
Neste capítulo a autora trata da educação como tema fundamental no estudo da Sociologia. Elafaz uma introdução afirmando que a sociedade é formada de homens que se educam e a sociologia busca analisar a forma como os homens se relacionam na sociedade e suas consequências. Através da educação, que é tema central da Sociologia, podemos compreender as relações entre os homens e, consequentemente, a cultura e sua transmissão. Podemos perceber que existem várias realidades culturais e quecada uma tem suas características particulares. A educação está presente em toda a vida social e é fator determinante na criação e transmissão da cultura. A seguir, a autora se utiliza de quatro textos de apoio que colaboram nesta reflexão:
1. O QUE TORNA POSSÍVEL A EDUCAÇÃO
O estudo da Sociologia possibilita ao indivíduo a percepção de que todos passamos por mudanças, de que há diversos tipos degrupos sociais com suas características próprias e que somos seres históricos e adquirimos experiência ao longo de nossas vidas. A seguir, são apresentados os temas centrais deste estudo: a educação, socialização, cultura, a escola como instituição social e a relação entre a educação dentro e fora da escola. No processo educativo, a socialização se apresenta como a capacidade de interação entre oshomens e a sociedade, num processo de troca e mudanças positivas, tanto ensinando como aprendendo, gerando assim, a educação. A socialização é um processo constante que se estende ao longo da vida, desde o nascimento. As instituições sociais são meios necessários para atender às necessidades dos indivíduos e contribuem nesse processo. Possuem regras estabelecidas a serem cumpridas por cadamembro. Durante a história, essas instituições passam por mudanças significativas. A linguagem como instituição social tem importante papel no que se refere à conduta do indivíduo e em suas relações interpessoais. As instituições sociais devem ter como objetivo servir ao homem, porém, de acordo com seus dirigentes ela pode ir perdendo sua função primordial para atender a interesses individuais. É o quevem ocorrendo com intensidade em nosso país. Essas instituições são históricas e devem ser modificadas ao longo do tempo, de acordo com a necessidade dos que dela participam.
2. A EDUCAÇÃO E A ESCOLA – AS RELAÇÕES ENTRE SABER E PODER
Neste texto percebemos que o ser humano é dotado da capacidade de aprender e ensinar, e que essa experiência é adquirida gradativamente, modificando-se eaprimorando-se continuamente. A educação está ligada diretamente a esse fator por proporcionar o desenvolvimento de suas capacidades. A educação se dá de forma diferenciada nas várias instituições existentes. O estabelecimento da relação saber e poder se dá pela maneira como o homem se utiliza do conhecimento adquirido. Muitos utilizam o poder para seus próprios interesses e benefícios, gerando uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A educação como tema da sociologia
  • Aula-tema 03: Enfoques teóricos da Sociologia na Educação: Sociologia de Max Weber
  • Aula-tema 05: Nova Sociologia da Educação: Sociologia de Norbert Elias
  • Aula-tema 03: Enfoques Teóricos da Sociologia na Educação: Sociologia de Max Weber
  • Aula-tema 05: Nova Sociologia da Educação: Sociologia de Norbert Elias
  • temas sociologia
  • Aula-tema 01: A Sociologia da Educação e os Enfoques Teóricos da Sociologia na Educação: o Positivismo de Auguste...
  • Aula-tema 03:Enfoques teóricos da Sociologia na Educação de Max Weber

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!