A educação como tema da sociologia

Páginas: 8 (1784 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2012
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO.


A educação como tema da sociologia.

A educação como tema da sociologia vem propor uma análise detalhista do que o indivíduo necessita para se manter vivo em uma sociedade e o papel da educação por várias esferas sociais transformando o pensamento humano.
É notório que ao decorrer da história as mudanças e conflitos sociais são os principaisagentes de desestruturação da sociedade. Isso no sentido de que o homem é capaz de mudar qualquer ambiente e permite-se influenciar por forças externas no contato com outros seres. Entretanto, é a educação que o possibilita essa ação libertária de criação e construção de sua própria identidade. Não se faz apenas menção a uma educação formal, mas de um saber advindo da família, do conhecimentoempírico, das experimentações do dia-a-dia.

Vamos falar um pouco sobre educação na visão de Karl Marx.
De acordo com Karl Marx, os homens vêm ao mundo inacabados, precisando trabalhar para suprir as suas necessidades. Marx defende o trabalho como principal fator da consciência humana. No trabalhar, o homem produz cultura. E sendo a cultura o principal agente de formação de umaidentidade. Marx, em linhas gerais, defende o materialismo, o concreto, a divisão do trabalho, num elo entre teoria e prática aliada ao poder do que se é ter uma sociedade capitalista. Nesse sentido, a sua visão de educação é metaforicamente uma empresa em que o professor faz parte de uma classe proletariada, desprestigiada pelo salário sobrevivente que se tem, enquanto os alunos são indivíduosacumuladores de conceitos que aprendem pelo método da recompensa: boas notas em troca de premiações, disciplina comportamental em troca de não levarem deveres de casa. Essa visão marxista do século XIX, mas bem efervescente, na atualidade, está desprendida do amor a profissão, do que se denomina o trabalho por prazer, uma vez que não é somente a missão de educar que faz do professor um profissional deverdade.
Outro fator apontado pela teoria marxista é a alienação. A palavra alienação significa tudo aquilo que está alheio a nossa realidade, tudo que se deseja fora de si, tudo que é absorvido e que muda uma forma de comportamento. Para Marx a alienação do objeto do trabalho simplesmente resume a alienação da própria atividade do trabalho.
Quer dizer que, na medida do envolvimento dohomem pelo trabalho que realiza, essa atividade terá mais poder sobre ele do que o inverso. As desigualdades na educação e no trabalho, frutos de muitas oposições, uma delas a falta de oportunidade a todos os sujeitos, modificam espaços e demarcam territórios. É nítida a diferença entre o meio urbano e o meio rural não, somente, no sentido de cultura, de história, de etnias, mas da própria escolavista em muitas bandeiras de defesa que deve ser para todos. Acontece que não se existem escolas estruturadas para o homem do campo, em muitos locais não passam de lugares fantasmas. O deslocamento do homem do campo para cidade já é uma rotina, por falta de opção e da vontade de se querer aprender. Não que as escolas urbanas, no tocante a estrutura e ensino, sejam paradigmas que não se precisammodificar e lutar por melhoria. Fala-se de hierarquização, de discriminação a culturas alheias de relações entre saber e poder.
O ser humano vive e adéqua-se a um meio social pelo processo denominado de socialização. De acordo com o texto, o processo de socialização é permanente e faz parte do conjunto de experiências do indivíduo. Em outras palavras, é na socialização que o homem conhece, sedesconhece, se transforma e se acultura seja na família, na escola, por meio da religião e do meio social em que está inserido. A linguagem, nesse eixo de socialização, é de suma importância, uma vez que expressa aquilo que o homem é, suas necessidades de ir ao encontro ao outro. Serve, também, para mostrar o que mudou e o que continua dentro de uma instituição social. Embora sofra grandes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A EDUCAÇÃO COMO TEMA DA SOCIOLOGIA
  • Aula-tema 03: Enfoques teóricos da Sociologia na Educação: Sociologia de Max Weber
  • Aula-tema 05: Nova Sociologia da Educação: Sociologia de Norbert Elias
  • Aula-tema 03: Enfoques Teóricos da Sociologia na Educação: Sociologia de Max Weber
  • Aula-tema 05: Nova Sociologia da Educação: Sociologia de Norbert Elias
  • temas sociologia
  • Aula-tema 01: A Sociologia da Educação e os Enfoques Teóricos da Sociologia na Educação: o Positivismo de Auguste...
  • Aula-tema 03:Enfoques teóricos da Sociologia na Educação de Max Weber

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!