A educação como mediação entre família e a escola.

Páginas: 7 (1640 palavras) Publicado: 20 de maio de 2011
Serviço social

projeto de intervenção:
a EDUCAÇÃO COMO MEDIAÇÃO ENTRE A FAMILÍA E A ESCOLA.

2010.

PROJETO DE INTERVENÇÃO:
a EDUCAÇÃO COMO MEDIAÇÃO ENTRE A FAMÍLIA E A ESCOLA.

Trabalho apresentado ao Curso SERVIÇO SOCIAL da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Planejamento Social.

Orientadorª: Prof. Rosane Ap. Balieiro Malvezzi.

SEABRA
2010APRESENTAÇÃO:

Local do Projeto: CRAS.
Projeto: A Educação como Mediação entre a Família e a Escola.

De acordo com o texto estudado, encontram-se em evidência vários problemas sociais que identificamos, como a habitação precária, preconceito com o local de moradia da família, a estrutura familiar na questão da educação se encontra debilitada, desde a educação que começa em casa até a continuidade que sedá na escola, pois todos se encontram em dificuldade de estudar e concluir os estudos,e a mãe por lidar com toda essa problemática acaba por agredir os filhos, agindo de forma violenta com a família e por conseqüência a mãe que deveria ser o suporte pra esses filhos acaba contribuindo na construção de uma família desestruturada.Por conta disso percebemos que a educação é a base fundamental para seiniciar uma intervenção nessa família.
Diante da situação deduzimos que é preciso uma visita do assistente social para conscientizar a família da importância do seu papel na educação em casa e que dessa forma estará ajudando na continuidade desse processo na escola. Sendo assim o local a ser executada a ação será a residência familiar e como extensão desse trabalho a escola que também fará seupapel na questão de educar esses alunos que farão parte dessa instituição, e se possível contar o apoio de um psicólogo, se houver disponibilidade do mesmo na escola.

JUSTIFICATIVA

Escolhemos a proposta da educação como tema de intervenção e esta nos conduz ao estudo em razão de que a educação é um processo universal e dinâmico, de suma importância, que para ser compreendido preciso estarrelacionada com o contexto econômico, social e cultural. Este saber pode ser adquirido nos diversos espaços onde há apropriação da cultura e de práticas sociais. A escola é um desses espaços onde o conhecimento, considerado a matéria-prima da educação escolar, desenvolve-se de forma sistematizada.
Para que o processo seja realizado nas escolas como educação formal, cujos objetivos, conteúdos e meiossão previamente traçados para proporcionar a todos os indivíduos as condições básicas de desenvolvimento enquanto sujeitos de direitos, é necessária que a escola possibilite aos indivíduos uma educação integral, considerando o indivíduo enquanto sujeito histórico, social e de direito, garantindo na escola um espaço de reconhecimento da cidadania.
Portanto, a proposta é destinada aos alunos e àpermanência de todos na escola que implica em considerar a questão das diversidades, diferenças e desigualdades existentes na sociedade brasileira. É preciso acolher o aluno que chega á escola e construir propostas e projetos na unidade escolar ou nas redes de escolas, visando à inclusão, implicando lidar com as diferenças, num quadro de profundas desigualdades sociais.

OBJETIVOS:

Acompanharestes alunos torna-se absolutamente necessário, pois percebemos que se encontram mais vulneráveis á violência, suas falas reproduzem marcas da violência familiar e urbana que se refletem na escola, através da conversa informal procuraremos resgatar o potencial positivo em cada indivíduo identificando algumas habilidades e potencialidades até então por eles nem pensadas.
Acreditamos que cabe aoprofissional de serviço social investigar, cada vez mais estar atento aos comportamentos orientando, buscando intervenção interdisciplinar e mediação com as famílias, na busca de uma nova visão de educação conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente onde devem ser vistos como sujeito de direitos e não como vítima de violência, pois este ciclo poderá se repetir ou ser contido,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Escola e família: o papel da família na educação
  • A Família na Escola É Educação com Qualidade
  • EDUCAÇÃO: OBRIGAÇÃO DA ESCOLA OU DA FAMILIA
  • Educação, escola e família
  • Educação, família e Escola
  • Educação, Escola, Família e Sociedade.
  • A integração família-escola: uma educação de qualidade
  • Educação. Um problema da família ou responsabilidade da escola?

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!