a Educação brasileira

Páginas: 6 (1438 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o objetivo de relacionar o contexto de aprendizado dos acadêmicos com relação ao conhecimento prévio de história da educação e suas políticas e organização básica da educação para a formação do pedagogo.
As orientações defendidas pelos movimentos voltados para os direitos da infância no final da década de 1980 procuraram superar uma concepção restritiva doque é ser criança e adolescente, caminhando para uma representação que reconhece direitos e demanda políticas dos que ainda não atingiram a maioridade.
Diante dos atuais desafios da educação básica, a formação do professor para atuar na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental é alvo de políticas públicas, de inúmeros estudos, pesquisas e debates, considerando o atual contextode intensificação dos trabalhadores da educação como comprometidos com a resolução dos problemas do ensino e responsáveis pelo desenvolvimento da escola (KUENZER, 1998).
Assim, a formação do professor requer que se observe e se dê atenção aos cursos responsáveis por essa tarefa. Atualmente, a responsabilidade pela formação desses profissionais em nível superior é dos cursos de licenciatura.Conforme art. 62º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDBEN, Lei nº 9.394/96. Para tanto, entender a educação atual é de suma importância conhecer história da educação.













2. DESENVOLVIMENTO

A educação é um processo universal que liberta e escraviza ao mesmo tempo, porque na maioria das vezes, quando somos criança, estudamos obrigados por nossos pais, porémquando adultos, conseguimos perceber a diferença que o estudo faz em nossas vidas. Pode se dizer que o estudo é a base de nossas vidas.
Nesse contexto, a educação existe desde o inicio da humanidade, isto é certo. Com certeza todo pedagogo atual ou acadêmico, um dia vai estar em uma sala de aula e se deparar com perguntas sobre a história da educação, havendo aí a necessidade de saber explicarcomo tudo aconteceu no passado, onde a educação foi falha e o que foi feito para melhorar.
Mesmo na época do homem primitivo a educação se dava de pai para filho, também chamada de educação informal onde qualquer pessoa adquire e acumula conhecimentos, através de experiência diária.
Conforme Luzuriaga, (2001, p.14), “uma educação natural, espontânea, adquirida na convivência de pais e filhos,adultos e menores. Sob a influência ou direção dos maiores, o ser juvenil aprendia as técnicas elementares necessárias à vida; caça, pesca, pastoreio, agricultura e fainas domésticas”.
A educação era feita sem disciplina, e já era fator importante na vida das pessoas, pois significava sobrevivência, já que o homem primitivo era caçador e coletor.
Em determinadas épocas a educação se dava para aspessoas das classes dominantes, podendo destacar o clero na Idade Média, que tinha seu aprendizado em casa e até mesmo em colégios ou mosteiros.
“O passado como passado não é nosso objetivo. Se fosse completamente passado, não haveria mais do que uma atitude razoável: deixar que os mortos enterrassem os mortos. Mas o conhecimento do passado é a chave para entender o presente” (Dewey, In: Luzuriaga,2001, APUD NABÃO, 2003, p.13).
De acordo com Morrow e Torres (1997, p. 24) o pensamento marxista, a educação é um espaço de reprodução ideológica dos interesses da classe dominante (a burguesia); em Durkheim, a educação é vista como instituição integradora essencial à ordem social; na perspectiva Weberiana, a educação é fonte de um novo princípio de controle, enquanto racionalidade instrumentalde dominação burocrática.
Se em Marx (1978) a educação pode oprimir ou emancipar o indivíduo (no sentido de “libertação”); em Durkheim, a educação é o mecanismo pelo qual ele se torna membro de uma sociedade (se torna “um ser novo”).
Com o surgimento do capitalismo houve a inversão das pirâmides e a política social democrata exige uma igualdade de direitos para todos, passando então a existir...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • educação brasileira
  • educação brasileira
  • Educação Brasileira
  • A educação brasileira
  • Educação Brasileira
  • Educação Brasileira
  • Educação brasileira
  • Educacao Brasileira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!