A educação ambiental e o desenvolvimento de valores na relação humana com o meio ambiente. comportamento e valores do homo erectus.

Páginas: 15 (3705 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
UNIVERSIDADE
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE PSICOLOGIA











A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O DESENVOLVIMENTO DE VALORES NA RELAÇÃO HUMANA COM O MEIO AMBIENTE.
COMPORTAMENTO E VALORES DO HOMO ERECTUS.





















A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O DESENVOLVIMENTO DE VALORES NA RELAÇÃO HUMANA COM O MEIO AMBIENTE.
COMPORTAMENTO E VALORES DO HOMO ERECTUS.Trabalho apresentado como parte integrante da disciplina Educação Ambiental, como parte da nota semestral.

.















SUMÁRIO

1 Introdução – EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O DESENVOLVIMENTO DE DIFERENTES VALORES 4
2 Capítulo – A HISTÓRIA DO HOMO ERECTUS 7
2.1 O homem Java 7
2.2 Homo Erectus Mauritanicus 8
2.3 Homo Erectus Heibelbergensis 8
3 Capítulo - HOMOERECTUS E O MEIO AMBIENTE 9
DISCUSSÃO 13
REFERÊNCIAS 14



1 Introdução – EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O DESENVOLVIMENTO DE DIFERENTES VALORES

Esta pesquisa teve como tema “Comportamento e Valores do Homo Erectus” e os aspectos primitivos de sua forma de vida. Para esclarecer o tema proposto, primeiramente, fez-se necessário uma pesquisa bibliográfica elencando a definição de Educação Ambiental,desde os primórdios da existência humana, sua importância na sociedade e as transformações na forma de vida da espécie.
Este tema surgiu, durante a aula de Educação Ambiental, onde foi proposta uma pesquisa para se adquirir conhecimentos sobre o desenvolvimento de diferentes valores e comportamentos na relação humana com o meio ambiente. Para se compreender o assunto, foi feita a escolha de umsubtema, na qual o grupo seria responsável por realizar uma pesquisa aprofundada sobre determinados comportamentos de determinado período.
Sobre a educação ambiental, esta reside somente na ideia de conservar a natureza de uma forma restrita, mas atrelar essa ideia a conceitos de interação social e de busca por uma relação mais harmoniosa e pacífica entre a sociedade e o ambiente, pois entende que nãohá como destituí-los de uma vivência interligada. Entendeu-se que essas ideias trazem consigo mudanças tanto de práticas quanto de consciência, à curto prazo, como incita e promove, principalmente, mudanças estruturais à longo prazo, dialogando com os campos político, econômico, social, cultural e educacional, de tradições, teorias e saberes.
A definição de educação ambiental é dada no artigo1º da lei 9.795/99 como "os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial a uma qualidade de vida sadia e sua sustentabilidade".
Devido às constantes degradações que o meio ambiente vem sofrendo ao longo dos anos, o planetaTerra começa a dar sinais de sua fragilidade diante de tais acontecimentos. Apesar de maiores causadores dessa degradação, os seres humanos são também as maiores vítimas, e uma das causas mais evidenciadas a levarem os indivíduos a essa situação é a ignorância humana. Os problemas ambientais cada vez mais presentes levam o planeta a ultrapassar seus limites, impossibilitando sua recuperaçãonatural, chegando a um nível de degradação na qual somos nós os maiores prejudicados. Mesmo assim, as pessoas, em sua grande maioria, não conseguem se ver inseridos nesse meio, muito menos como causador de tais problemas. Diante desse quadro, a educação ambiental vem como instrumento de mudança, a fim de proporcionar aos indivíduos uma nova compreensão das questões ambientais que os rodeiam, sempre embusca de uma sensibilização que os faça mudar suas atitudes e enxergar o meio ambiente como algo complexo. Uma vez inseridos nessa complexidade ecológica, o homem além de minimizar suas práticas destrutivas ainda pode contribuir para a recuperação do ambiente, uma vez que estes foram degradados ou se encontram em avançado estado de degradação.
O ser humano está tão habituado a ser superior as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação ambiental e desenvolvimento de diferentes valores e comportamento na relação do humana com o meio...
  • A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O DESENVOLVIMENTO DE DIFERENTES VALORES E DE COMPORTAMENTOS NA RELAÇÃO HUMANA COM O MEIO...
  • O valor da Educação Ambiental
  • Contribuições para o trabalho com valores em educação ambiental
  • Desenvolvimento económico em relação ao meio ambiente
  • A contribuição da educação ambiental para a aquisição de valores na educação básica
  • Educação Ambiental, Meio Ambiente e Sustentabilidade.
  • MEIO AMBIENTE, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS EMPRESAS – UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!