A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O DESENVOLVIMENTO DE DIFERENTES VALORES E DE COMPORTAMENTOS NA RELAÇÃO HUMANA COM O MEIO AMBIENTE

Páginas: 6 (1267 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2014
UNIVERSIDADE PAULISTA
ICH - INSTITUTO CIÊNCIAS HUMANAS







A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O DESENVOLVIMENTO DE DIFERENTES VALORES E DE COMPORTAMENTOS NA RELAÇÃO HUMANA COM O MEIO AMBIENTE


Trabalho para a Disciplina Online Educação Ambiental
Aluno: Fernandes Venâncio de Sena Junior
RA: B45764-3
4° Semestre
Professora Cláudia




São Paulo, 2014
O que é Educação Ambiental?
Hádiversas definições de Educação Ambiental. O conceito num contexto positivista a define como uma ferramenta de educação para o desenvolvimento sustentável. Essa ideia está fortemente ligada ao desenvolvimento e o progresso da sociedade capitalista, visando o consumo sustentável de recursos naturais não renováveis (como o petróleo) e o melhor aproveitamento dos recursos naturais renováveis (água,energia solar, eólica, etc.). Assim, o conceito de Educação Ambiental sofre controversas por defender a ação do homem sobre o meio ambiente, ao mesmo tempo em que tenciona a redução do impacto causado por tais ações.
De acordo com Leão & Silva (1995), são alguns princípios do conceito de Educação Ambiental: a interdisciplinaridade, incentivo à consciência crítica sobre a realidade, orientação parasolução de problemas concretos, a participação e execução de ações. A Educação Ambiental, segundo esse autor, visa a conscientização da população, para que seja questionado por cada indivíduo a ação do homem no seu meio, na sua comunidade, cidade, estado, país. O desenvolvimento de um olhar crítico do indivíduo sobre o meio é que possibilita uma ação ou concientiz-ação deste, promovendo,participando de políticas para um consumo sustentável dos recursos naturais.
Desde a introdução do conceito de ecologia em 1969 por Ernest Haeckel e a criação do primeiro Parque Nacional do mundo, em 1972, Yellowstone, nos Estados Unidos o mundo tem assistido um movimento universal a favor da preservação do meio ambiente e da apropriação sustentável dos recursos naturais.
Do início do século XX até ostempos atuais, acompanhado dos ideais iluministas do século XVIII, o homem degradou rapidamente a natureza. A construção das máquinas alimentadas a carvão lançaram toneladas de gases na atmosfera. O petróleo ainda é a principal fonte de energia mundial, embora haja um grande potencial de obtenção de fontes de energia renováveis (que apenas agora, no século XXI, é explorado parcamente).
Inúmerasconferências e encontro com especialistas e líderes mundiais foram realizadas com o intuito de reduzir a emissão de gases prejudiciais à camada de ozônio, controlar o desmatamento e promover um desenvolvimento sustentável em todo o mundo. Neste contexto surge o conceito de Educação Ambiental que, na Conferência de Tbilisi (1977), definiu como uma “dimensão dada ao conteúdo e à prática da educação,orientada para a resolução de problemas concretos do meio ambiente, envolvendo a multidisciplinaridade e a atuação e responsabilidade de cada indivíduo e da coletividade”.
Um dos caminhos que a Educação Ambiental possibilita é a construção de sociedades sustentáveis. Essa concepção, criada tendo como referência a falência do modelo de desenvolvimento adotado pela humanidade até agora. Mostra-secomo uma possibilidade de reconstrução da historia, um futuro onde o meio ambiente e o homem estejam integrados e que haja essa conscientização do contexto e do meio social onde o indivíduo habita. Assim ele pode transformar o seu próprio meio, agindo para o consumo sustentável dos recursos naturais.
Nesta corrente desenvolvida por Capra, podemos adquirir o conhecimento para desenvolver comunidadessustentáveis ao aprender sobre a organização desenvolvida pelos ecossistemas para sustentar a vida. No Brasil ONGS e órgãos públicos trabalham no ensino fundamental, aplicando esse conhecimento.

Os valores desenvolvidos pela Educação Ambiental na sociedade
Os princípios básicos da Educação Ambiental são:
Considerar o meio ambiente em sua totalidade.
Construir um processo educativo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A educação ambiental e o desenvolvimento de valores na relação humana com o meio ambiente. comportamento e valores do homo...
  • Desenvolvimento económico em relação ao meio ambiente
  • Educação Ambiental, Meio Ambiente e Sustentabilidade.
  • MEIO AMBIENTE, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS EMPRESAS – UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO.
  • A relação homem e meio ambiente e a reparação do dano ambiental
  • Cronografia nacional e internacional da educação ambiental e meio ambiente
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL: reeducação ou preservação do meio ambiente?
  • Educação ambiental e desenvolvimento sustentável: por um comportamento melhor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!