A economia soliodaria na região urbana de montes claros

2777 palavras 12 páginas
1. INTRODUÇÃO

A Economia Popular Solidária é um movimento que busca contrapor os princípios de produção, comercialização e distribuição de riquezas, inerentes ao sistema capitalista, buscando novas relações sociais, econômicas e ambientais. Essas novas relações permitem que o trabalhador se afaste do modo capitalista que é pautado na alienação em relação ao processo do trabalho como um todo; nas desigualdades sociais (poder e riqueza na mão de uma minoria, pobreza para a maioria) e nos desequilíbrios ecológicos - visto que grandes corporações tendem a se preocupar mais com o lucro e menos com os danos ambientais que o seu crescimento desenfreado causa.
Assim, o Brasil vive, com relação à organização do Estado e da economia, principalmente desde o final do século passado, desmembrado da estrutura mínima de um estado de bem-estar que possa ser responsável por implementar e sustentar políticas sociais destinadas a reduzir as mazelas inerentes ao capitalismo moderno (TAUILE e RODRIGUES, 2004).
A Economia Popular Solidária (EPS), por sua vez, leva em conta que seu crescimento necessita do envolvimento das pessoas de forma associativista e cooperativista (cada um contribuindo com o seu melhor, com o que é possível dentro de seus parâmetros); participando do processo desde sua implementação até o produto final (propriedade da economia solidária que tem características também do comércio justo); e tendo em mente o equilíbrio ecológico (fator essencial para harmonizar as relações entre pessoas, desenvolvimento territorial e natureza). O economista Paul Singer (2004) nos retrata a realidade do Brasil nas constantes crises econômicas, ficando claro que a Economia Popular Solidária é uma vertente e uma linha de escape para o capitalismo desenfreado:

Como defesa contra a exclusão social e a queda na indigência, as vítimas da crise buscam sua inserção na produção social através de variadas formas de trabalho autônomo, individuais e coletivas. Quando coletivas, elas

Relacionados