A ECONOMIA SOLIDARI E A COOPERATIVISMO

3692 palavras 15 páginas
A ECONOMIA SOLIDARIÁ E A COOPERATIVISMO
Segundo a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o cooperativismo é um modelo socioeconômico que objetiva o desenvolvimento econômico aliado ao bem-estar social. Seus princípios são participação democrática, solidariedade, independência e autonomia. O cooperativismo se divide em categorias que ilustram suas funções no mercado, como as cooperativas de consumo, de crédito, de compra e venda e de produção. O grande diferencial das cooperativas vinculadas à perspectiva da economia solidária e não configuradas como empresas capitalistas é o modo de sua administração. As primeiras possuem sua administração pautada na autogestão, enquanto as segundas praticam a heterogestão (Singer, 2008, p. 16).
No entanto, Pinto (2006, p. 29) afirma que a concorrência dos empreendimentos capitalistas e o excesso de burocratização promoveram uma descaracterização das cooperativas, transformando-as em empresas capitalistas, assalariando a maioria da força de trabalho. Nas empresas e cooperativas capitalistas existe a administração hierárquica, isto é, o poder de controle acontece em níveis sucessivos. Os funcionários de menor importância para a instituição pouco sabem sobre a empresa na qual trabalha, conforme a hierarquia aumenta, seu conhecimento amplia-se em igual proporção. A dificuldade oriunda dessa forma administrativa surge quando a competição entre setores prejudica a própria corporação. Como elucida Singer, os empregados devem competir entre si para que sua produtividade seja alta e garantam o próprio emprego, ao mesmo tempo em que cooperam entre os setores para que a empresa prospere. Nessa contradição, a heterogestão se transforma constantemente em busca da maneira mais efetiva de extrair a maior quantidade de trabalho e eficiência de seus funcionários (Singer, 2008, p. 16-18).
Já a autogestão é verificada nas cooperativas solidárias. O princípio da autogestão é como o próprio nome sugere a administração da cooperativa operada

Relacionados

  • Vantagens do cooperativismo frente ao sistema tributário
    6419 palavras | 26 páginas