A ECONOMIA NO MUNDO CONTEMPORANEO

1398 palavras 6 páginas
INTRODUÇÃO
Este estudo faz um exame da evolução recente da economia mundial e das projecções de crescimento esperado para os próximos 10 anos, e aponta os principais problemas atuais, os riscos, desafios e oportunidades com que se defrontará o mundo ao longo do período mencionado.

Dentro desse panorama geral da evolução da economia internacional, serão destacados regiões, países e grupos de países os quais, pela sua importância na ordem mundial, ou decorrentes de peculiaridades especiais, merecem um comentário à parte.

CONCEITO

Podemos dizer que é um processo económico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transacções financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta. O conceito de Aldeia Global se encaixa neste contexto, pois está relacionado com a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e económicas de forma rápida e eficiente.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Nota-se que nos últimos anos do século XX, inúmeras foram às transacções, acontecimento e manifestações ocorridas no âmbito global. Grandes corporações surgiram, milhares de dólares foram investidos, novas actividades económicas e comerciais foram desenvolvidas, produtos e serviços foram criados e aprimorados, normas e leis foram necessárias, moedas foram criadas, fusões aconteceram, monopólios surgiram, dentre variados outros acontecimentos.
Estar no mercado actual pode representar estar frente a um arsenal diversificado de influencia propostas pela globalização.
A economia vive sob permanente avaliação que é conduzida por uma lógica financeira geral de lucratividade. As grandes corporações industriais e as organizações financeiras manejam uma massa de activos financeiros e de moedas que compõem suas estratégias de valorização ao lado de

Relacionados

  • Estado e políticas públicas educacionais reflexões sobre
    5743 palavras | 23 páginas