A economia no continenete asiatico

304 palavras 2 páginas
A economia do continente asiático

A atividade agropecuária e a exploração dos recursos naturais são fundamentais para a economia asiática, principalmente para os países subdesenvolvidos do continente.

Muitos desses países praticam a plantation e realizam a atividade agrícola com pouca tecnologia e mecanização.

Quanto à pecuária, essa atividade é exercida de forma extensiva, isto é, com o gado solto no pasto.

Já com a criação de aves em grandes quantidades, após o surgimento do vírus da gripe aviária, em 2004, levantou-se a questão da precariedade da saúde pública e da falta de assistência técnica como uma perigosa ameaça para a alimentação e a sobrevivência da população asiática.

A exploração e a industrialização dos recursos minerais têm um papel estratégico na economia dos países asiáticos.

A região do Oriente Médio responde por cerca de 60% das reservas mundiais de petróleo.

O crescente interesse chinês no continente africano está diretamente relacionado à existência de jazidas minerais na África e também à voracidade dos asiáticos por recursos naturais e matérias-primas. Tudo isso como instrumento de sustentação para que se mantenham as constantes taxas de crescimento econômico registradas ano após ano na China.

Israel, Japão e Coréia do Sul são os países mais industrializados do continente asiático.

Esses três países se caracterizam por uma presença significativa de mão-de-obra especializada e também pelo uso intenso de tecnologia de ponta nas diversas etapas do processo produtivo, com destaque para os setores de informática, robótica, eletroeletrônicos e automobilismo.

Além desses, outros países vem se sobressaindo no decorrer das últimas décadas, tais como: Taiwan, Cingapura, Hong Kong, além da própria China e da Índia, Malásia, Tailândia, Indonésia e Filipinas.

Relacionados