A economia informal na zona urbana de porto demoz

4423 palavras 18 páginas
A ECONOMIA INFORMAL NA ZONA URBANA DE PORTO DE MOZ * SANTOS, Alaelson de Freitas, SILVA, Aristeia R., SILVA, Jididias R, CUNHA, Keila Cintia, SANTOS, Maria Edina C, MELO,Samuel Fontoura.

RESUMO
O presente estudo teve como objetivo averiguar a dinâmica de crescimento do mercado informal na zona Urbana de Porto de Moz, estado do Pará, no período recente, já que notou - se uma crescente elevação dessa atividade nos últimos anos. Este estudo está dividido em três partes principais, em um primeiro momento foi caracterizado por uma pesquisa de cunho bibliográfico, onde se buscou as mais diversas considerações de autores que discutem a temática pesquisada. Em um segundo momento se fez o uso da pesquisa de campo quando foi entrevistada uma amostra da população que exerce a atividade informal, em especial os vendedores ambulantes que convivem diretamente com essa realidade. A pesquisa de campo efetivou-se por meio de questionários e entrevistas, e os resultados obtidos foram analisados a partir do referencial teórico. A proposta foi a de recompor o processo pelo qual o setor informal surge como um conceito impreciso, buscando entender as mudanças na percepção da natureza deste segmento e de sua inserção na estrutura produtiva. Nas considerações finais, foram ressaltados os principais resultados aprendidos ao longo deste estudo, em destaque as causas que provocaram o crescimento dessa atividade na cidade, também averiguamos a sastifação dos indivíduos entrevistados em relação a sua atividade exercida, através do estudo apontamos as possíveis soluções para este problema, destacando a necessidade de políticas públicas desenhadas especificamente para o setor informal. Palavras-Chaves: economia informal, necessidade, desemprego.

__________________
*Trabalho apresentado a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) campus Almeirim – Pará, no período de 22 a 25 junho de 2011, para o Programa de Iniciação Científica, nas disciplinas de Interação na Base Real (IBR) e

Relacionados