A economia colonial brasileira

Páginas: 3 (634 palavras) Publicado: 12 de maio de 2013
A economia colonial brasileira

Até 1530 a exploração da América portuguesa era de competência do
Estado-empresário, a presença do Estado se fazia através das “feitorias” um modelo deocupação cujo objetivo era o de frota-pratulha do território, não existia a intenção de estabelecer estruturas produtivas ou núcleos de povoamento. Esse quadro foi mudado devido às disputas entrePortugal e Espanha.
Com a implantação do plantio de açúcar o sistema de feitorias foi deixado.Portugal de agora em diante desejava uma efetiva ocupação do território brasileiro através dadistribuição de terras ou capitanias donatárias: a coroa cedia jurisdição parcial sobre um território.O recebedor dessas terras poderia doá-las aos moradores da capitania, porém, não existia relaçãode subordinação entre doador e recebedor com no Feudalismo. A Colônia portuguesa na América era ocupada pelos índios, nativos que viviam da caça, da coleta e agricultura extensiva. Os primeiroscontatos entre índios e portugueses foi um comercio com base na troca, ou a compra dos prisioneiros de guerra intertribais, (indispensável para sobrevivência dessa sociedade).Os portugueses na intençãode aumentar a quantidade de escravos, começam a sabotar as relações entre tribos, provocando guerras e mais conflitos. Essa interferência lusa nas comunidades indígenas provocou vários confrontosluso-indígena.Para Portugal o sucesso de ocupação dependia de subordinação indígena, então foi legalizado a guerra contra os índios chamadas de “guerras justas”. Esse fato ajudou não só na subordinaçãodo índios como também escravidão.Depois da legalização da escravidão indígena milhares de índios foram escravizados e obrigados a trabalhar na agricultura.
Os imigrantes que chegaram ao Brasileram da massa excedente das metrópoles.Apesar disso foi consolidada uma sociedade extremamente hierarquizada e excludente, e os imigrantes implantaram na colônia o modelo que conheciam, o modelo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo da economia colonial brasileira
  • Açúcar na economia brasileira colonial
  • Economia colonial brasileira
  • Economia e Formação Brasileira no período colonial
  • A Economia Colonial Brasileira nos sécs XVI – XVII
  • A Economia Colonial
  • Economia Colonial
  • A economia Colonial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!