A dupla tragédia cubana

Páginas: 6 (1491 palavras) Publicado: 24 de abril de 2013
A DUPLA TRAGÉDIA CUBANA
Uma análise do texto de Ivan Cotrim
O texto procura mostrar uma análise do motivo que levou Cuba a um estado de miséria. A análise se baseia em um estudo do processo histórico da ilha latino-americana.
A análise histórica é iniciada com a vitória americana sobre o poder espanhol em Cuba, proporcionando assim uma emacipação cubana de seus colonizadores espanhóis.Entretanto a “liberdade” também trazia com si comprometimentos nada liberais. O país acabou por se ver submetido ao poderio norte-americano. Um trecho de leis propostas ao cubanos pelos americanos deixa essa submissão bem clara:

“Artigo III - O governo de Cuba concorda que os Estados Unidos podem exercer o direito de intervir para a preservação da independência cubana, para a manutenção de umgoverno adequado à proteção da vida, propriedade e liberdade individual e para a execução das obrigações relacionadas com Cuba que lhe foram impostas pelo Tratado de Paris, e que devem ser agora assumidas e cumpridas pelo governo de Cuba.
Artigo VII - Para permitir aos Estados Unidos manterem a independência de Cuba, e protegerem o povo cubano, bem como para a sua própria defesa, o governo cubanovenderá ou arrendará aos Estados Unidos a terra necessária para instalação de bases ou estações navais, em certos pontos específicos, a serem estabelecidos pelo presidente dos Estados Unidos.”

As leis acabaram sendo integradas a constituição cubana, entretanto tal movimento despertou o descontentamento dos mais esclarecidos, que viam a intervenção americana como uma negação da verdadeiraindependência do país. Ao longo do tempo mais idéias revolucionárias contra o poderio norte-americano foram instalados no país. O mote de superar a dominação imperialista para a conquista de uma verdadeira emancipação nacional acabou por aceitar a possibilidade de colocar em risco suas relações comérciais com o país dominador.
O governo americano percebeu o enriquecimento das idéias cubanas e reforçou dessaforma seus interesses políticos, o direito norte-americano de deter 50% das divisas cubanas, já que garantiu ao país a independência dos espanhóis. Também maquiava em seus dizeres a vontade de obter o “ouro perdido”, ou seja, a exploração do território cubano.
Para o governo americano uma emacipação cubana geraria uma série de efeitos negativos, como o aumento no preço das matérias-primas, aperda de uma quantia grande de dólares em terras confiscadas, a minimização de seu poder na américa, além da possibilidade de uma fortificação do socialismo.
Cuba enfrentaria um isolamento, imposto pelos americanos para tentar reduzir suas idéias revolucionárias que podiam ser integradas ao resto do mundo. As idéias acabaram por circular pelo ocidente, entretanto havia um certo distanciamento pornão se ter uma certeza concreta de qual era a finalidade cubana, implantar o socialismo ou não?
Para obter uma resposta, o autor coloca em questão o histórico russo e sua relação com o socialismo. A Rússia do começo do século XX, se encontrava em um momento problemático por conta de problemas em seu campo econômico, problemas relacionados a miséria e logo após a revolução com o isolamentointernacional. Tentou-se instaurar uma nova forma de capitalismo no país, mas tal tentiva foi falha por conta da necessidade do país de ter um estado como gestor das ações sócio-econômicas. Dessa forma se procurou formar um plano econômico no pais que se apoiava em estratégias de viés socialista. Apesar da base socialita não podemos chamar a revolução ocorrida na Rússia de socialista, pois o poder semanteve nas mãos do estado e não foi “dividido” entre os cidadão russos. Para a instalação desse chamado “socialismo real” a Rússia não podia ser o único país no mundo a segui-la, dessa forma iniciou-se uma expansão dos domínios russos.

“Nesta acumulação pós-capitalista, que é formação e incremento do capital industrial, interditadas as formas privada e social da propriedade do capital, emerge...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tragedia
  • Tragédia
  • Tragédia
  • Tragédia e comédia
  • Revolução Cubana
  • Dupla Satisfação
  • Fenda Dupla
  • origem dupla

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!