A doutrina da justificação

Páginas: 45 (11183 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2012
Indice:

I- Como o homem pode ser justo?---------------------------------------3

II- O que é a doutrina da justificação?---------------------------------5

III- Como adquirir a justificação?--------------------------------------10

IV- Somos justificados pelas obras ou pela fé?----------------------11

V- O justificado pode perder a salvação?-----------------------------14

VI- Ojustificado ainda é um pecador?--------------------------------21

VII- Orações de arrependimento podem justificar o homem?---25

VIII- Quais os privilégios do justificado?-----------------------------27

IX- Que futuro aguarda os justificados?-----------------------------28










A doutrina da justificação

Introdução: Por não entenderem a doutrina da justificação pela fémuitos criaram meios para sua própria justificação, desconhecendo o que diz a Palavra de Deus’’ Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades, como um vento, nos arrebatam´´
(Is 64.6). O meu propósito é conduzir o estudioso da Bíblia através da citação de vários versículos e textos bíblicos que mostramcomo viver uma vida de justiça, agradando a Deus em toda a vossa maneira de viver. Levando também em consideração o que está escrito em Daniel 12.3 Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas, sempre e eternamente. Surge uma pergunta: Aonde encontramos a justiça? O apóstolo Paulo responde: visto que a justiça deDeus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé (Rm 1:17). Segundo a concordancia de Strong justiça é uma doutrina que trata do modo pelo qual o homem pode alcançar um estado aprovado por Deus .
Strong, J. (2002; 2005). Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong (H8679). Sociedade Bíblica do Brasil.
O meu desejo é que todos os que analisarem este estudo possamalcançar a verdadeira justificação, e se livrarem para sempre da opressão do pecado. Que você se encaixe no que diz o apóstolo Paulo em Efésios 4.24`` e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade´´.
O que você vai estudar aqui é muito diferente daquilo que você esta acostumado a ouvir. Por isso leia com atenção, deixe o Espírito Santo teenvolver da mesma forma que envolveu o apóstolo Paulo dando-lhe a revelação da doutrina da justificação. A Palavra de Deus estará nos respondendo às seguintes perguntas:
Como o homem pode ser justo perante Deus? O que é a doutrina da justificação? Como adquirir a justificação? Somos justificados pelas obras ou pela fé? O justificado pode perder a salvação? O justificado ainda é um pecador? Orações dearrependimento podem justificar o homem? Quais os privilégios do justificado? Que futuro aguarda os justificados? Todas estas perguntas e muitas outras serão respondidas neste estudo, convido-lhe agora á mergulhar nas profundezas da revelação Bíblica.
I- Como o homem pode ser justo?


Para responder á esta pergunta é necessário entendermos o conceito bíblico designativo do termo``justo´´. A designação para ``justo´´ no Antigo Testamento, não é a mesma no Novo Testamento. No Antigo Pacto, a pessoa justa não era aquela que não cometia pecados, mas sim aquela que procurava obedecer aos mandamentos dados por Deus,e quando o justo no Antigo Testamento pecava, ele no mesmo momento se humilhava perante Deus buscando o perdão e a reconciliação. Resumindo, justo era aquele queprocurava com todas as suas forças agradar a Deus, e quando pecava logo procurava a restauração. È por isso que Salomão disse: Não há homem justo sobre a terra que faça o bem e que não peque (Ec 7.20). Já no Novo Testamento,`` justo é aquele que através da fé recebe a graça da justificação através do sacrifício expiatório de Cristo. No decorrer deste estudo estaremos analisando com todo zelo o que é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • justificação
  • justificacao
  • A justificacao
  • Justificação pela fé X Justificação pela graça
  • Doutrina
  • Doutrina
  • Doutrina
  • Doutrina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!