A DOEN A HOLANDESA E A PUNI O DO SUCESSO

692 palavras 3 páginas
A DOENÇA HOLANDESA E A PUNIÇÃO DO SUCESSO – Maílson da Nóbrega, em: http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/politica-cia/mailson-da-nobrega-a-doenca-holandesa-e-a-punicao-do-sucesso/

“O desequilíbrio provocado pelo êxito do agronegócio e da mineração pode ser revertido por ganhos de competitividade dos outros segmentos. O Brasil galgaria, assim, um patamar mais alto de crescimento”
Tem-se afirmado que o Brasil pegou a doença holandesa, ou seja, o efeito de descobertas ou aumento de preços de recursos naturais, que valorizam a taxa de câmbio e por isso acarretam desindustrialização. A ideia foi criada pela revista The Economist em 1977, inspirada no surgimento das reservas de gás da Holanda. Pesquisas acadêmicas comprovaram que ocorre a valorização cambial, mas não ficou claro se tal doença causa desindustrialização ou redução do crescimento econômico.
Na Holanda, o boom da exportação de gás valorizou a taxa de câmbio. Ao mesmo tempo, a indústria têxtil e de vestuário praticamente desapareceu e a produção de veículos e navios diminuiu. Foi daí que veio a tese da doença holandesa. Mas, segundo José Alexandre Scheinkman, “o desempenho da indústria holandesa nas décadas de 70 e 80 não foi muito diferente daquele da Alemanha ou da França, parceiros comerciais que compartilhavam muitas das outras características da Holanda, mas que não se beneficiaram de descobertas de recursos naturais”.
No Brasil, diz-se que a valorização cambial decorrente da expansão das exportações de commodities evidenciaria a tese da doença holandesa e da desindustrialização. Nada disso tem comprovação. Em sua tese de doutoramento em economia pela USP (2009), Cristiano Ricardo Siqueira de Souza mostrou que a indústria cresceu 38,8% entre 1999 e 2008, apesar da valorização cambial. Na maior parte do período, o emprego industrial cresceu mais do que o de serviços. “A observação de diversas variáveis ligadas ao crescimento de produção, emprego, produtividade e salário não mostrou evidências

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • 3000 QUEST ES Direito Civil
    528203 palavras | 2113 páginas