A Divis O Do Trabalho E A Forma O Da Consci Ncia Educadora Emancipativa

1459 palavras 6 páginas
A divisão do trabalho e a formação da consciência educadora emancipativa.
Por Cristiano Apolucena Cabral 26/08/2009 às 23:35
O capital impõe seus imperativos a tudo o que está em sua volta: o lucro. a educação, ou melhor,a interiorização do capital, não escapara deste Totem sagrado moderno. ainda, com a divisão do trabalho, o qual a direciona. porém, não para Karl Marx
A divisão do trabalho e a formação da consciência educadora emancipativa.
CRISTIANO APOLUCENA CABRAL

Em uma realidade que os princípios condicionante e condicionado das condições e circunstâncias sociais estão nas forças e processo produtivos - ou seja, no trabalho - que é necessário se pensar em uma emancipação holística pela educação; mas não em uma educação somente institucionalizada e sim em uma que escape destes muros e se amplie a toda a sociedade. É a partir desta condição inerente à humanidade de transformação da natureza e de si mesmo que a realidade social é formada; e dentro desta realidade está o processo educacional.
A preocupação parte da compreensão de que o capital aprisiona o processo histórico ao seu imperativo: produção de mais-valia/lucro. E coloca as pessoas, as instituições, a cultura, as estruturas e todos os valores e desejos humanos aos seus ditames, aos seus serviços.

Divisão do trabalho, alienação e formação da consciência.

O trabalho torna-se vital à vida desde o seu princípio. É nesta condição humana de transformação na natureza que o homem e a mulher produzem valores de uso necessários à continuidade da vida: produzem sua subsistência. E concomitantemente produzem novas necessidades materiais e ?espirituais? transformando a si mesmo quanto humano, formando-se humano.
Contudo, no modo de produção capitalista o trabalho se macula. Por que com a divisão do trabalho - em atividade intelectual e material; campo e cidade, e os diversos tipos de trabalho na fábrica e na sociedade - impõe em conseqüência a divisão na sociedade entre aqueles que têm o gozo e os que

Relacionados