A divida externa e o serviço da dívida

Páginas: 8 (1914 palavras) Publicado: 29 de março de 2013
Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino de Língua Portuguesa

Disciplina de Economia
Tema: A divida externa e o serviço da dívida

Docente: Jorge Moura Discente: Igor Armando.

Índice

* Apresentação dos conceitos: divida externa e serviço da dívida.
* Origem de uma dívida externa.
* Consequências advindas deuma dívida externa.
* Mecanismos do serviço da dívida.
* Estudo de Caso: A divida externa Moçambicana

Introdução

No presente trabalho abordar-se-ão questões como a origem da divida externa, realçando aspectos como a capacidade/incapacidade de os devedores liquidarem a divida, consequências advindas do não pagamento da divida externa ao nivel da economia nacional, mecanismos adoptadospara liquidar uma divida entre outras questões. A realização do presente trabalho contou com a pesquisa de informação em fontes como a internet e o manual do aluno do 12ºAno.

Apresentação dos conceitos: divida externa e serviço da dívida

De forma genérica, entende-se por dívida, uma quantia emprestada acrescida de juros, com uma previsão de pagamento futuro. Tendo em conta a residência dosagentes envolvidos na contratação dos empréstimos distinguem-se duas categorias de dívida: dívida interna ou dívida externa.

Entende-se por dívida externa  o somatório dos débitos de um país, resultantes de empréstimos e financiamentos contraídos no exterior pelo próprio governo, por empresas estatais ou privadas. Esses recursos podem ser provenientes de governos, entidades financeirasinternacionais (FMI, Banco Mundial, etc.), bancos comerciais ou empresas privadas. Os devedores podem ser tanto o governo como as empresas privadas. Assim, na óptica do devedor a dívida pode ser pública ou privada.

Na óptica do credor, a dívida pode ser:
(i) Bilateral, quando se trata de empréstimo entre governos;
(ii) Multilateral, quando um governo deve a instituições financeiras internacionais(Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional, Banco Africano de
Desenvolvimento) que representam interesses de diversos Governos;
(iii)Comercial, quando o governo ou empresas recorrem a bancos comerciais
internacionais para a contracção de crédito.

O conceito de serviço da dívida é uma referência à totalidade dos pagamentos que o devedor faz para amortizar os juros correspondentes aoempréstimo.

Origem de uma dívida externa

As nações no decorrer do exercício da actividade económica contraem dividas de outras nações ou ainda concedem créditos a outras nações, atendendo e considerando que a referida actividade económica é dinâmica, isto é, há dada altura do exercício da mesma precisamos de financiamento ou concedemos financiamento.
A dívida externa começa a existir, apartir do momento em que nações se encontram financeiramente incapazes de resolver situações internas , optando para tal pela contração de crédito fora do território nacional.
Quando se fala em dívida é impossivel não mencionar os nomes FMI( Fundo Monetário Internacional), BAD( Banco Africano do desenvolvimento), Banco mundial entre outras, atendendo e considerando que são instituições compostaspor um conjunto de países, que pagam uma certa quota constituindo assim um fundo comum, com o objectivo conceder crédito.
A dívida externa vem de longas datas, no entanto, o processo inflacionário, que se tem deflagrado nos últimos anos, deixou os débitos do terceiro mundo, num patamar nunca visto.Esta situação advém de um conjunto de factores, procurando sintetizar os mais importantes factoresem causa, um documento recente do FMI Sublinhou o seguinte:
"1 - factores exógenos, nomeadamente um comportamento adverso dos termos de troca e, nalguns casos, más condições climatéricas;
2 - falta de políticas sustentadas de ajustamento à situação criada, nomeadamente pelos "choques de oferta"
3 - as políticas de financiamento e de refinanciamento prosseguidas pelos credores, nomeadamente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dívida externa
  • Divida externa
  • Divida Externa
  • Divida Externa
  • divida externa
  • Divida Externa
  • Divida externa
  • Divida externa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!