A diversificação das atividades - Penhose

1670 palavras 7 páginas
A diversificação de atividades, ou produtos e serviços ofertados pelas empresas, destacam o crescimento das firmas como ineficiente, enfatizando que a produtividade pode diminuir de em consequência do aumento do número de atividades. Porém, as organizações bem sucedidas e de eficiência elevada no cenário dos negócios são diversificadas e estão sempre prontas a aceitar o desafio de desenvolver novos produtos.
A teoria de que, as diversas linhas de produção existentes, a produtividade e os custos operacionais de produção normalmente são mais reduzidos nas firmas mais especializadas do que nas mais diversificadas, mas contudo o lucro das especializadas em relação aos seus investimentos sejam mais elevados caracterize uma verdade não pode ser devidamente verificada e atestada, pois cada firma possui serviços produtivos diversos, mostrando diferenças técnicas diante do público consumidor, e ainda os sistemas contábeis diferenciados uns dos outros, são afetados por elementos arbitrários.
Devido a sua natureza mutável é que surgem novas oportunidades de produção, trazendo novos investimentos para a cercania fabril da empresa, assim não se faz necessário que os mercados estejam menos lucrativos para que a firma diversifique a sua linha de produção, mas sim, é preciso apenas que os mercados sejam relativamente menos lucrativos para qualquer outro investimento almejado pela firma.
As mudanças de preço dos produtos e gostos dos consumidores não estão vinculadas apenas as novas oportunidades, mas também aos tipos especiais de serviços produtivos e de conhecimentos desenvolvidos pela firma.
A concorrência é um fator motivador no qual as firmas devem conservar a cerca de novos desenvolvimentos técnicos, para ter competitividade e sucesso. Fazendo com que estabelecer laboratórios de pesquisas industriais sejam extremamente importantes para as firmas.
Em regras gerais, todos os novos produtos desenvolvidos tendem a serem superiores aos antigos no desempenho, em algumas

Relacionados