A Diversidade na Família e Fortalecimento dos Vínculos Familiares

Páginas: 15 (3670 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO SUL DE MINAS – UNIS/MG
SERVIÇO SOCIAL








PIC
“A Diversidade na Família e Fortalecimento dos Vínculos Familiares”





















Varginha
2011






PIC
“A Diversidade na Família e Fortalecimento dos Vínculos Familiares”





Trabalho apresentado no curso de Serviço Social do Centro Universitário do Sul de Minas –UNIS/MG, sob orientação da Prof. Alessandra Genu.
















Varginha
2011
SUMÁRIO


1.INTRODUÇÃO 4
2.HIPÓTESE 5
3.OBJETIVO GERAL 6
4.OBJETIVOS ESPECÍFICOS 6
5.JUSTIFICATIVA 7
6.DESENVOLVIMENTO 7
6.1.O que é vínculo? 7
6.2.Diversidade na família 8
6.3.Dinâmica social na vida contemporânea e seu impacto na família 9
7.DIVERSIDADE E CONFLITO NA FAMILIA 108.AÇÕES DE FORTALECIMENTO DOS VINCULOS FAMILIARES 12
CONCLUSÃO 15
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 16



1. INTRODUÇÃO


A família no seu contexto histórico sempre foi considerada a estrutura social do homem. Na contemporaneidade a família ainda é o foco centralizado para o desenvolvimento da sociedade nos campos social, econômico, cultural e psicológico.
A dinâmica em que a família esta inserida égrande facilitadora para a perda do vinculo familiar, em que a desigualdade social é o fator relevante para estas famílias que se encontram vulneráveis. As situações de conflito - como drogas, álcool, prostituição, etc. - que deixam os membros familiares fragilizados abalam as relações intra-familiares. É importante salientar que o convívio familiar é o protagonista para a estruturação da mesma,porque as relações interpessoais devem ser sempre praticadas entres os membros da família, e quando estas questões sociais interferem nesse relacionamento familiar, os mesmos produzem conflitos, que abalam as suas estruturas e ameaçam os vínculos familiares. O mais preocupante é quando as crianças e adolescentes, que são seres humanos em desenvolvimento, são inseridos neste contexto dramático deconflitos, que pode levar à perda do vínculo com a família, levando ao abrigamento protetivo.
È importante ressaltar que as ações que existem nas redes para o atendimento a família, como o Centro de Referência da Assistência Social – (CRAS) trabalhando na prevenção e proteção, e o Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS, que realizam os trabalhos de alta complexidadequando os direitos estão ameaçados ou violados. Já existem trabalhos de conscientização para as famílias quanto a preservação dos vínculos familiares. È importante que a família esteja inserida nestes projetos das redes para o fortalecimento dos vínculos, principalmente os pais, pois a sua relação com os filhos é de grande desenvolvimento para a formação adulta dos filhos, uma vez que crianças “imitam”adultos.
Esta pesquisa tende a alcançar resultados que permitam desenvolver ainda mais o crescimento das redes quanto às suas ações já realizadas, para que a sociedade tome consciência da importância do contexto cultural pertencente à família e que as preserve para maior fortalecimento dos vínculos. Desta forma a pesquisa irá abordar os maiores facilitadores que evitam estes conflitos emfamília, principalmente os cidadãos do futuro, as crianças e adolescentes, para que assim não percam o importante fator do desenvolvimento psicossocial, pois como o Eca mesmo dispõe:


Toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada convivência familiar e comunitária, em ambiente livre da presença de pessoasdependentes de substancias entorpecentes. (ECA, cap.:III Art.19).


Enfim, a pesquisa pode aprimorar e contribuir para o desenvolvimento do Projeto Ético-político do Serviço Social, emancipando e promovendo estas famílias para maior desenvolvimento da sociedade, uma vez que a família é a centralidade das ações no âmbito da política de assistência social, demandando atenção e proteção...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fortalecimento de Vínculos Familiares
  • FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS FAMILIARES E COMUNITÁRIOS
  • FORTALECIMENTO DOS VINCULOS DAS FAMÍLIAS MONOPARENTAIS
  • Contribuição no fortalecimento dos vinculos familiares e sociais
  • Fortalecimento de Vinculos
  • O PAIF COMO INSTRUMENTO DE FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS E EMANCIPAÇÃO DAS FAMÍLIAS REFERENCIADAS NO CRAS-NORTE
  • Vínculo Familiar
  • Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!