A diversidade da psicologia: uma construção teórica

Páginas: 3 (505 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2011
O período em que surgiu a Psicanálise, foi caracterizado por diversos outros episódios importantes para a história, como a passagem da Renascença, o Iluminismo, Reformas Religiosas Revolução Francesae Industrial
Com estes acontecimentos, nascem novos modos de conhecimentos, assim como o conhecimento cientifico, tecnológico, e contraposição ao conhecimento teológico. E a partir disso anecessidade de obter explicações além do campo da teologia. E com a Revolução Francesa, se abriu novas possibilidades para o desenvolvimento das ciências humanas, incluindo a Psicanálise.
Mesmo sendo o séculoXIX marcado por tantos eventos na Europa, surgiu um novo pensamento: Psicanálise, numa época em que os europeus sofriam com uma crise agrícola, o desemprego que era fator crescente e se lutava porcondições de sobrevivência.
Em decorrência desses e outros aspectos, obteve-se a produção de conhecimentos como das ciências em geral e o desenvolvimento do conhecimento como especializaçãoprofissional.
Com o crescimento da indústria, o coletivismo passa a prevalecer sobre o individualismo, baseando nas proximidades proporcionadas através das atividades de trabalho que possibilitava encontros econversar organizando reivindicações coletivas.
A partir da segunda metade do século XIX, Freud começou a criar a Psicanálise, encontrando algumas dificuldades para que este estudo fosse reconhecido,pois seus conceitos não se enquadravam com os moldes de ciência que predominava.
Freud, que era médico, passou a estudar o cérebro de indivíduos com patologias psiquiátricas depois da morte. Mascondições financeiras não lhe favorecia e iniciou os trabalhos clínicos, que realizou muitas de suas descobertas, inclusiuve sobre o funcionamento do aparelho psíquico.
Quando formou-se, começou aestudar casos clínicos com Breuer, como o caso de Anna O., que era tratado através da hipnose, que foi um método adotado por Freud durante um tempo para tratar seus pacientes. Mas percebendo que este não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A DIVERSIDADE DA PSICOLOGIA: UMA CONSTRUÇÃO TEÓRICA
  • Diversidade da psicologia, a: uma construção teórica
  • Resumo: a diversidade da psicologia : uma construção teórica
  • Resumo: a diversidade da psicologia : uma construção teórica
  • Diversidade Teórica em Psicologia Organizacional e do Trabalho
  • A diversidade da psicologia
  • A diversidade da psicologia
  • Psicologia em construção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!