A DITADURA DO CORONELISMO: QUANDO O DIREITO E A POLÍTICA SUCUMBEM A CULTURA PATERNALISTA

Páginas: 30 (7496 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2013
A DITADURA DO CORONELISMO: QUANDO O DIREITO E A POLÍTICA SUCUMBEM A CULTURA PATERNALISTA

Grasiela Grosselli1

Resumo: O trabalho busca apresentar as principais características políticas e jurídicas do Brasil durante a Primeira República, época em que a política era controlada e comandada pelos coronéis. Além disso, visa apresentar os principais aspectos do coronelismo. Por fim, busca traçarum paralelo entre as políticas ditatoriais e aquelas exercidas pelos coronéis. O coronelismo tem caráter local, regional ou federal, baseada em uma cultura paternalista e nele, se aplica o domínio econômico e social para a manipulação eleitoral em causa própria ou de particulares. Teve como principais características as fraudes eleitorais, o voto de cabresto e a política dos governadores.Palavras-chave: política; corrupção; coronelismo; ditadura; autoritarismo.

Abscract: The study presents the main characteristics of political and legal in Brazil during the First Republic, a time when politics was controlled and commanded by colonels. Moreover, it aims to present the main aspects of the Colonels. Finally, attempts to draw a parallel between the dictatorial policies and thosepursued by the colonels. The Colonels have a local character, regional or federal, based on a paternalistic culture and it applies to economic and social field for electoral manipulation on his own behalf or individuals. His chief characteristics of electoral fraud, the vote of halter and politics of the governors.
Ouvir
Ler foneticamente
 
Dicionário - Ver dicionário detalhado

Keywords:politics, corruption, Colonels, dictatorship, authoritarianism.


Introdução

Os primeiros anos da república no Brasil, chamada de República Velha, foram conturbados. Realmente não era fácil realizar-se a transição de um regime monárquico para uma república representativa.
As dificuldades surgiram logo nos dois primeiros anos, quando se instalou o Governo Provisório, liderado pelo MarechalDeodoro da Fonseca, o qual adotou como principais medidas: o federalismo, a separação entre Estado e Igreja, os Três Poderes da República, uma grande naturalização, a bandeira da República e a convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte para a elaboração da Nova Constituição da República. Com a eleição do próprio Deodoro da Fonseca em 1891 para Presidente, tendo em vista forte oposição daoligarquia cafeeira de São Paulo, pode-se dizer que foi implantada uma forma de ditadura, pois o Congresso foi dissolvido e seus parlamentares presos.
Esta seria a primeira quebra da democracia no Estado brasileiro. Foi nesta época que o coronelismo surgiu com grande força e trouxe como símbolos o autoritarismo e a impunidade.


1. A República Oligárquica: o auge da terra dos coronéis

A PrimeiraRepública Brasileira, normalmente chamada de República Velha (em oposição à República Nova, período posterior, iniciado com o governo de Getúlio Vargas), foi o período da história do Brasil que se estendeu da proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, até a Revolução de 1930 que depôs o 13º e último presidente da República Velha Washington Luís.
A ideia republicana consolidou-se noBrasil a partir do questionamento do custo absurdo e do despreparo do Império brasileiro frente a guerras internas e a confrontos como a Guerra do Paraguai (1865 - 1870), além da constatação inevitável de que o conservador império brasileiro mostrava-se incapaz de promover o progresso material a partir dos recursos naturais do país e de solucionar devidamente questões sociais, como a escravidão,almejados por parte da elite brasileira. O republicanismo surgiu assim como movimento político e social tendo como base ideológica o positivismo, doutrina francesa que chegou ao Brasil nessa época (STRUMINSKI, 2007).
Com a proclamação da república teve início a Primeira República e esta época pode ser dividida em dois períodos distintos. A República da Espada que foi o período compreendido entre a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Coronelismo e politica
  • resumo de Cultura política, direitos e política social. e Família e políticas sociais
  • CULTURA NA DITADURA
  • Cultura na Ditadura
  • coronelismo e politica do café com leite
  • O coronelismo: uma política de compromissos.
  • Coronelismo : uma politica de compromisso
  • cultura e politica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!