A DISTRIBUIÇÃO UBUNTU

Páginas: 5 (1077 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2014
 A DISTRIBUIÇÃO UBUNTU
Hellen Silva

Resumo. Este artigo trás uma pequena descrição da distribuição Ubuntu e suas características. Por meio deste, há o propósito de mostrar os conceitos e os compromissos do sistema operacional Ubuntu e sua comunidade, bem como, alguns de seus aspectos e peculiaridades.
Introdução
O Ubuntu, que significa algo como "humanidade com os outros"ou "sou o que sou pelo que nós somos", tenta trazer essa ideologia para seu software. Sua proposta é oferecer um sistema operacional que qualquer pessoa possa utilizar sem dificuldades, independente de nacionalidade e nível de conhecimento.
Características
O Ubuntu é um sistema operacional de código aberto que utiliza o núcleo Linux e foi baseado na distribuição Debian, e é patrocinado pelaCanonical Ltd. A distribuição Ubuntu cabe em um CD, que é oferecido como um Live CD, mas a partir dele também se pode instalar o sistema operacional de maneira permanente.
Esse Software é desenvolvido pela comunidade Ubuntu. Essa comunidade firma o compromisso que o Ubuntu sempre será gratuito; será disponibilizado em vários idiomas; terá acessibilidade aos deficientes; haverá novas versões acada seis meses; e sempre dará a liberdade para que os usuários possam personalizá-lo ou modificá-lo.
Essa distribuição é desenvolvida com alto nível de segurança. Protege as partes importantes do sistema contra falhas de segurança, e os eventuais problemas são corrigidos rapidamente e de forma eficiente. Devido a esse alto nível de segurança, normalmente as distribuições Linux, assim comoo Ubuntu são usadas em servidores web. Além disso, há atualizações de segurança gratuitas por 18 meses, mas a partir do Ubuntu 13.04 as atualizações de segurança serão distribuídas por apenas 9 meses.
A versão desktop do Ubuntu é oferecido com diversos programas pré-instalados que atendem às funcionalidades básicas. Já na versão servidor, vem tudo o que se precisa para que se tenha umservidor funcional, evitando coisas desnecessárias. O Ubuntu utiliza pacotes que armazenam tudo o que um programa precisa para rodar. Um pacote seria um conjunto de ficheiros reunidos em um único ficheiro, permitindo uma gestão mais simples. Para instalar ou remover pacotes pode ser pelo APT, usando o terminal, ou pelo Synaptic, tendo um controle mais avançado.
O Ubuntu foi desenvolvido paraser de fácil utilização, suas mensagens são de formas claras, os programas são organizados para que sejam de fácil acesso. Sua interface de desktop padrão é o GNOME, que é um ambiente de trabalho bem atrativo e com facilidade de utilização. Também há alguns derivados do Ubuntu, com destaque para o Kubuntu, que tem ambiente gráfico KDE e o Xubuntu, usado em computadores não tão potentes e utilizandoo ambiente gráfico Xfce.

Arquitetura
Enquanto o computador pode ser 32 bits ou 64 bits, o Ubuntu, conforme a arquitetura do computador pode variar. Ou seja, em um computador de 32 bits só pode ter instalado o Ubuntu de 32 bits. Porém, em um computador de 64 bits, o Ubuntu instalado pode ser de 32 bits ou de 64 bits. Essa escolha é feita quando se instala o Ubuntu e as outras aplicaçõesinstaladas devem seguir a arquitetura do Ubuntu e não a arquitetura do computador. Sendo assim, mesmo que o computador seja de 64 bits, se o Ubuntu instalado é de 32 bits, é necessário instalar aplicações de 32 bits. Já se o Ubuntu instalado é de 64 bits, se pode instalar aplicações tanto de 32 bits como de 64 bits, porém é mais recomendável a instalação de 64 bits para obter melhores desempenhos.Com pelo menos 4GB de memória RAM já é recomendado a instalação de uma versão 64Bits do Ubuntu, pois na versão 32 bits do Ubuntu, o limite que o sistema operacional usa de memória RAM são 3GB. Mas se no caso, não há um processador de 64 Bits é necessário instalar um kernel com suporte a PAE (Physical Address Extension), que é um recurso que permite processadores baseados na arquitetura 32...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • distribuiçao linux ubuntu
  • ubuntu
  • ubuntu
  • Ubuntu
  • Ubuntu
  • Ubuntu
  • Ubuntu
  • ubuntu

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!