A DISCIPLINA LIBRAS NA FORMA O INICIAL DO PROFESSOR

4653 palavras 19 páginas
A DISCIPLINA LIBRAS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR
Luma de Abreu Carneiro Vieira1
Simone Maria Oliveira Azevedo Rocha 2

RESUMO
A partir do Decreto 5.626/2005, este presente artigo faz uma análise sobre a inserção da disciplina LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, uma vez que tal decreto inclui a disciplina como obrigatória nos diversos cursos de licenciatura e Fonoaudiologia. Tendo em vista a formação inicial do professor da educação básica e a proposta de escolas e profissionais que facilitem a inclusão, foram entrevistadas acadêmicas e professora do curso acerca da capacitação dessas alunas para lecionar em salas onde haja alunos surdos. Iniciando com um breve histórico sobre o curso de Pedagogia, buscou-se contextualizá-lo na evolução da Educação, ressaltando o modelo de Educação Inclusiva a qual se insere o professor graduado em Pedagogia. Dada a importância da verdadeira inserção de todo e qualquer aluno em escolas regulares, este trabalho buscou refletir e analisar uma disciplina que foi inserida na formação de professores, mas que muitas vezes ainda não prepara os futuros docentes para lidar com a realidade inclusiva.

Palavras-chave: LIBRAS. Pedagogia. Formação inicial do professor.

1 Introdução

Há alguns anos, a Educação vem se ampliando no que diz respeito à inclusão. Tento em vista a formação do profissional deste campo, o Decreto 5626/2005 em seu Artigo 3º do Capítulo II diz que:

A LIBRAS deve ser inserida como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de Fonoaudiologia, de instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. (DECRETO Nº 5.626, 12/2005.)

Para este fim, algumas Universidades e Faculdades já incluíram a LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, em suas

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas