A dimenão da felicidade

Páginas: 2 (389 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
A dimensão social da felicidade
A realização da felicidade não depende apenas da vontade e da atitude de cada pessoa. Isso porque ninguém é autossuficiente, o homem é um animal político, que temuma relação de dependência recíproca no atendimento de suas necessidades.
Do ponto de vista objetivo, sabemos, pela nossa experiencia cotidiana que, dependemos de coisas que são fruto do trabalho deoutras pessoas para viver, e se todas essas coisas são necessárias à felicidade, então ela depende da ação coletiva de um número imensurável de pessoas que produzem bens e prestam serviços. O mesmovale para as nessecidades subjetivas. Todos precisamos de uma infinidade de elementos relacionados à nossa vida interior, os quais somos incapazes de obter sozinhos.
A felicidade, por conseguinte, éproduto de uma ação coletiva. Podemos dizer que a felicidade é socialmente produzida. Por isso não faz sentido busca-lá no individualismo ou no egoísmo, porém os valores mais estimulados pela nossasociedade quando se fala em felicidade são esses. Desde pequenos somos estimulados a competir uns com os outros, e aprendemos que o fracasso e o sucesso depende de nosso esforço individual.
Entãopodemos afirmar que a felicidade tem um cararter social, pois é a sociedade que produz a imagem de felicidade, a qual buscamos, muitas vezes, sem questionar.
Em uma sociedade onde o que as pessoas sãoreconhecidas pelo que possuem e não pelo que são o ideal de felicidade tende a ser o dinheiro. Quanto mais a pessoa tem mais feliz ela é. Mas, se a sociedade fosse organizada de maneira diferente, naqual as pessoas fossem mais valorizadas pelo que são, certamente o ideal de felicidade seria outro.

Breve comentário
O conceito de felicidade imposto pela nossa socidade, está relacionado aos bensmaterias que a pessoa possuí, todos tem o sonho de crescer, trabalhar, ganhar dinheiro, comprar sua casa, seu carro e assim ser feliz, o ideal de felicidade da maioria das pessoas está em obter...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • felicidade
  • Felicidade
  • Felicidade
  • O que é felicidade?
  • o que e felicidade
  • Felicidade
  • Felicidade
  • FElicidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!