A digestão

Páginas: 5 (1016 palavras) Publicado: 2 de agosto de 2012
A digestao
1- Digestão intracelular é a que ocorre no interior da célula. Digestão extracelular é a que ocorre fora das células, podendo acontecer externamente ao organismo ou dentro de uma cavidade digestiva.

2- a) O papo (dilatação do esôfago) armazena os alimentos. Onde o alimento é temporariamente armazenado e amolecido, proventrículo, ou estômago químico, produtor de suco digestório.
b)A moela é o estômago mecânico onde ocorre a trituração dos alimentos.

3- a) Rúmen ou pança; retículo ou barrete; omaso ou folhoso; abomaso ou coagulador.
b) Na pança e no retículo ocorrem a digestão da celulose realizada pela ação de bactérias e protozoários. No coagulador ocorre a digestão química.
O alimento ingerido fica retido no rúmen, onde uma imensa população de microrganismos,representados principalmente por bactérias, promove a digestão da celulose,substância que os vertebrados são incapazes de digerir, por não possuírem as enzimas celulases. Após a ação bacteriana, o alimento passa para o barrete e retorna à boca, onde ocorre uma prolongada mastigação denominada ruminação. o alimento é, então, reingerido; no folhoso, ocorre reabsorção do excesso de água e, no coagulador,dá-se a digestão química mediante a ação do suco gástrico, ou estomacal. Do coagulador, que atua como estômago químico, o alimento passa finalmente para o intestino, onde a digestão se completa.
c) É no coagulador que ocorre a digestão das proteínas e também das bactérias oriundas do rúmen e do retículo. A absorção do alimento que se iniciou no coagulador é finalizada no intestino delgado com aação das enzimas pancreáticas (tripsina, quimiotripsina, amilase pancreática, lipase) e de enzimas intestinais (lactase, maltase, sacarase, dissacaridases, entre outras). No intestino delgado há vilosidades que permitem a maior parte da digestão e absorção de todos os nutrientes.

4- a) através de um movimento chamado "peristáltico", no qual o tubo digestivo faz 'contrações' pra que o alimentochegue ao estômago. Peristaltismo: movimentos rítmicos da musculatura do trato digestório que tem por finalidade impelir o alimento ao longo do trato.Devido à existência desse movimento,podemos beber ou comer até de cabeça para baixo.
b) A digestão do amido, inicia-se na boca pela enzima amilase (ptialina) e termina no intestino pela ação da amilase pancreática e entérica. As enzimas que desdobramo amido em açúcares simples são as amilases. A primeira é a amilase salivar (ptialina) que atua logo na boca e transforma o amido em dissacarídeos. No suco pancreático há outra amilase, a amilase pancreática que actua nos amidos intactos ou parcialmente digeridos transformando-os em dissacaridos. No duodeno os dissacarídeos são transformados em monossacarideos devido a outra amilase do sucoentérico. Ela e produzida nas glândulas salivares e no pâncreas.
A digestão do amido começa na boca, com a ação da enzima Amilase Salivar ou Ptialina.Ela transforma uma parte amido que é uma polissacarídeo em um dissacarídeo chamado maltose. A 2º parte da digestão do amido ocorre no duodeno, primeiramente a amilase pancreática age quebrando o restante do amido em maltose e posteriormente uma enzimachamada maltase age sobre a maltose transformando-a em glicose e terminando a digestão do amido. Essa glicose será absorvida pelas microvilosidades da parede do duodeno e encaminhada para as células do nosso corpo.
c) A digestão das proteínas começa no estômago, onde duas enzimas- renina e pepsina – decompõe as grandes moléculas em componentes mais simples. Mais tarde, a digestão das proteínasprossegue, sob a ação de outras enzimas – a tripsina no suco pancreático e a peptidase no suco intestinal. Toda molécula de proteína é constituída de muitos aminoácidos, quando essas moléculas são decompostas nos diferentes aminoácidos pelas enzimas, então a digestão das proteínas se completa. As principais enzimas contidas no suco gástrico são a pepsina (que age nas proteínas) a lipase (que atua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Digestão
  • Digestão
  • Digestão
  • digestão
  • digestão
  • Digestão
  • Digestão
  • Digestão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!