A DIFUS O DA L NGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO TRANSFORMADOR LOCAL

507 palavras 3 páginas
A DIFUSÃO DA LÍNGUA
BRASILEIRA DE SINAIS COMO
TRANSFORMADOR LOCAL
Diná Santana de Sousa (Docente de Libras do IFCE- Campus Canindé. dinas40@gmail.com)
Denilton Silva Nunes (Discente do Curso Técnico Integrado em Telecomunicações e do curso de extensão em Libras – avançado. denilton3@gmail.com)

Introdução

Metodologia

O presente trabalho objetiva apresentar os cursos de extensão, ofertados para a comunidade interna e externa do Instituto Federal do Ceará – campus
Canindé. Como estes cursos tem sido motivadores de transformação social na localidade em que o campus está inserido.

Atualmente acontece dois cursos no IFCE- Campus
Canindé, a saber:

Concordamos com autores como Quadros (2008) que vê ações de divulgação da língua de sinais como um dos meios para promover reflexões coletivas e difusão da relevância e necessidade da Libras no processo de inserção educacional e social dos surdos. Ambos com periodicidade semanal, à noite. O primeiro soma um total de 120 horas, pois a turma é oriundo dos módulos I e II, com 40 horas/aula cada módulo. O segundo é composto por alunos que já concluíram o módulo III e sejam aprovados em banca de seleção, com o total de 120 horas/aula.

1.Curso de Libras – módulo III.
2.Curso de Libras avançado – técnicas de tradução e interpretação da língua.

É um curso na modalidade extensão que atende a comunidade escolar e a comunidade externa, profissionais das áreas da educação, da segurança e público em geral.
O curso atende ao Decreto 5.626/2005 quanto à promoção de ações que difundam a Língua
Brasileira de Sinais – Libras.

Resultados

Conclusão

Percebemos que durante o tempo que o curso funciona, estabeleceu-se um clima de mudança atitudinal com os participantes, que por sua vez divulgam seu conhecimento acerca do respeito às
Pessoas Com Deficiência, especificamente os sujeitos surdos.

Os surdos são cidadãos brasileiros com todos os direitos a que lhe são devidos, inclusive o da autonomia na comunicação diária e utilitária.

Como

Relacionados