A Difilculdade da População ao Serviço Social

Páginas: 9 (2156 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2013



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
nome do curso

Maria goretti aires de sousa silva















Acesso ou a Dificuldade da população aos serviços públicos
















Capanema
2013


maria goretti aires de sousa silva

















acesso ou a dificuldade da população aos serviços públicos








Trabalhoapresentado ao Curso de Bacharelado em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Ciência e Economia Política.

Prof. Maria Angela Santini, Paulo Aragão e Sergio de Goes Barboza.








Capanema
2013





SUMÁRIO





INTRODUÇÃO....................................................................................................1DESENVOLVIMENTO ..................................................................................... 2
CONCLUSÃO .....................................................................................................7
REFERÊNCIAS...................................................................................................8
















INTRODUÇÃO:
Nos dias de hoje podemos perceberas diversas formações familiares; a família nuclear deixou de existir e passou a ser a mono parentais e outras diversas moneclaturas, aquela composta por vários membros de uma mesma família ou apenas parentes mais íntimos. O presente artigo tem por objetivo destacar a relevância da categoria família no contexto das mudanças ocorridas ao decorrer dos tempos no plano socioeconômico e cultural dasociedade capitalista. Entender a família como um processo social em construção e mudança, destacando os novos "arranjos" e "composições" familiares desmistificando os conceitos e pré-conceitos estabelecidos ao longo da história. A pesquisa foi realiza através de dados documentais analisados que relatam os novos arranjos familiares e suas perspectivas diante de direitos e mudanças sociais. Osdiversos tipos de família encontrada na sociedade sem laços de consangüinidade, unidas por laços afetivos independentemente de sua organização, é um espaço inicial que se tem para exercer a cidadania.

DESENVOLVIMENTO
Entendemos por família, os membros com relação consangüínea ou afim que residem em uma mesma residência. A família é considerada um dos principais agentes da socialização e dareprodução de valores e padrões culturais dos indivíduos, já que neste espaço se tecem relações que envolvem posições etárias, posições sexuais, produtoras e reprodutoras das representações sociais, que justificam e orientam diversas práticas familiares e sociais.
O que se revela, atualmente, com as mudanças constitucionais, são as medidas de apoio familiar dirigidas particularmente para as crianças. Alémdas transformações nas estruturas familiares, também vêm ocorrendo mudanças constitucionais no campo da família.
A família sempre foi o lugar do encontro entre diferentes gerações, ora prevalecendo à cooperação, ora o conflito. Nas últimas décadas, as novas gerações divergem das anteriores quanto às metas perseguidas, aos valores respeitados e aos critérios para discernir o que vale ou o que deveser descartado. As novas gerações experimentam, muitas vezes, uma distância e uma estranheza com relação aos pais e à geração mais velha.
O aumento das famílias mono parentais chefiadas por mulheres indica uma crescente matrifocalidade que deixa com a mulher as maiores responsabilidades para sustentar e educar os filhos, devendo administrar a casa e ter, de fato, múltipla jornada de trabalho.
Aesse respeito, Jablonski (2003, p. 64) afirma que:
Tendo como base o mundo de hoje é possível dizer que mudanças avassaladoras e profundas de valores, de comportamentos e de identidades vêm acontecendo. Nessa perspectiva a complexidade da dinâmica familiar traduz-se de forma inquestionável na maneira com que seus membros interagem. Com todo esse aparato de diversidade, o amor, o afeto,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Serviço social e direito da população encarcerada
  • Estudo da realidade: População/Instituição/Serviço Social/Trabalho
  • ARTIGO: O PAPEL DO SERVIÇO SOCIAL FRENTE A POPULAÇÃO IDOSA
  • ACESSO OU A DIFICULDADEDE ACESSO DA POPULAÇAO AOS SERVIÇOS SOCIAIS
  • O serviço social na era dos serviços.
  • Resenha o serviço social na era dos serviços
  • Serviço social
  • Servico social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!