A DIFICIL COMBINAÇÃO DE QUALIDADE E PREÇO BAIXO ANÁLISE DE CASO MANNO’S BURGUER

3791 palavras 16 páginas
A DIFICIL COMBINAÇÃO DE QUALIDADE E PREÇO BAIXO
ANÁLISE DE CASO MANNO’S BURGUER

AUTORA: DÉBORA BORGES DOS SANTOS 1

EPÍGRAFE
“Quer vender barato? Pague o preço! Escolha uma boa estratégia para quebrar o paradigma de que o Barato sai Caro.”

1 ADMINISTRADORA E ALUNA NO MBA EM GESTÃO EXECUTIVA DE NEGÓCIOS – TURMA 10

AGOSTO – 2012

RESUMO

Para competir no mercado é importante que toda organização defina sua estratégia de comercialização, mais importante ainda é que esta estratégia não fique apenas no papel, mas que esteja presente no seu dia a dia.
No caso do Manno’s Burger identificamos a união de duas estratégias muito arriscadas e que exigem maior atenção á gestão da qualidade. A opção por trabalhar sua expansão através de franquias com a proposta de comercializar produtos a preços baixos. Trata-se de uma estratégia denominada “low fare, low cost”.
Para o controle e sucesso das franquias, é essencial que haja a padronização dos processos de produção e de atendimento, afinal com a padronização dos processos e da linha de produtos, garante-se a escala, no entanto, é inevitável que o atendimento se torne menos pessoal e mais mecânico. Para compensar o afastamento do seu publico, a empresa deve ter um diferencial, como presar pela qualidade de seus produtos. Mas como manter qualidade, vendendo barato? Sacrificar a margem? Utilizar matéria-prima barata? Cortar gastos? Quando um consumidor vai até uma franquia como McDonalds ou Burger King, sabe que vai ter um atendimento frio, e pagar caro, mas que vai sair satisfeito com o produto.
Destacamos o fato de que pagar caro dá status, e que uma empresa que vende barato, entra no mercado com a difícil missão de quebrar o paradigma de que o Barato sai Caro. Daí a necessidade de investir incessantemente em qualidade.

Palavras-Chave: Franquias, Preço Baixo, Qualidade.

1 - INTRODUÇAO

No nosso dia a dia é cada vez mais presente o número de empresas que trabalham no sistema de franquia. O crescimento deste

Relacionados