A Diferen A Entre Convencer E Persuadir Que Convencer Quando Voc Faz Com Que A Pessoa Compartilhe Sua Ideia

678 palavras 3 páginas
Convencer e persuadir

A diferença entre convencer e persuadir é que convencer é quando você faz com que a pessoa compartilhe sua ideia, usar um mesmo pensamento. Persuadir é conseguir que alguém faça uma ação pretendida por nós. Convencer é levar alguém a reconhecer uma verdade mediante provas cabais e terminantes. Um raciocínio exato. Persuadir é levar alguém a aceitar uma opinião contraria que inicialmente desejava através de motivos razão e quase sempre pelas promessas.
A argumentação depende de quatro elementos importantes.
*saber quais os seus objetivos
*a tese que quer defender, usar uma linguagem compatível para com o auditório.
*ter credibilidade, ter um contato positivo
*ser amigável com o auditório.
Para se conseguir um bom relacionamento você deve ser capaz de ouvir, respeitar agendas e horários. Os processos argumentativos são quatro: invenção, disposição, elocução e ação.
Invenção: É o momento em que devemos procurar argumentos para defender nossa tese. É procurar pontos de vista diferentes do comum. Procurar argumentos é tentar mudar pensamentos em comum a argumentação não se fundamenta em verdades absolutas.
Disposição: É a ordem dos argumentos Aristóteles diz que o argumento fraco deve preceder o forte. A tradição retorica diz que se começa com argumento forte. Se tivermos argumentos fracos, eles podem ficar entre dois fortes, ordem Nestoriana.
Elocução: É o trabalho com a linguagem.
Ação: consiste na dicção do orador, no uso da qualidade da voz, ritmo e da entoação.
A natureza dos argumentos são duas:
Quase logicas e baseados na estrutura do real compatibilidade/incompatibilidade, ridículo, regra de justiça e definição.
Quase logicas: pode ser refutável ou irrefutável.
Exemplo: quando dizemos que, quem não alimenta-se é incompatível com a nossa vida, isso é irrefutável, pois quem deixa de comer morre.
Argumento de regra de justiça, diz-se que se deve tratar situações iguais da mesma forma.
Exemplos: duas crianças que ganhavam o dinheiro do

Relacionados