A diferença entre dons ministeriais e motivacionais

Páginas: 6 (1340 palavras) Publicado: 13 de julho de 2011
A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA DO TRABALHO ACÂDEMICO
.

Conceito

Trabalho acadêmico é o texto resultado de algum dos diversos processos ligado à produção e transmissão de conhecimento executados no âmbito das instituições ensino, pesquisa e extensão, formalmente reconhecidas para o exercício dessas atividades.

Finalidade

As diversas finalidades do trabalho acadêmico podem se resumir emapresentar, demonstrar, difundir, recuperar ou contestar o conhecimento produzido, acumulado ou transmitido.
Ao apresentar resultado, o texto acadêmico atende à necessidade de publicidade relativa ao processo de conhecimento. A pesquisa realizada, a idéia concebida ou dedução feita perecem se não vierem a público; por esse motivo existem diversos canais de publicidade adequados aos diferentestrabalhos: as defesas públicas, as comunicações e a multimídia virtual são alguns desses.
A demonstração do conhecimento é necessidade na comunidade acadêmica, onde esse conhecimento é o critério de mérito e acesso. Assim, existem as provas, concursos e diversos outros processos de avaliação pelos quais se constata a construção ou transmissão do saber.
Difundir o conhecimento às esferas externas àcomunidade acadêmica é atividade cada vez mais presente nas instituições de ensino, pesquisa e extensão, e o texto corresponde a essa prática tem característica própria sem abonar a maior parte dos critérios de cientificidade.
A recuperação do conhecimento é outra finalidade do texto acadêmico. Com bastante freqüência, parcelas significativas do conhecimento caem no esquecimento das comunidades edas pessoas; a atividades cientifica objeto da produção de texto.
Quase todo o conhecimento produzido é contestado. Essa contestação, em que não constitua conhecimento diferenciado, certamente é etapa contribuinte no processo da construção do saber que contesta, quer por validá-lo, quer por refutá-lo.
As finalidades do texto acadêmico certamente não se esgotam nessas, mas ficam aquiexemplificadas. Para atender à diversidade dessas finalidades, existe a multiplicidade de formas, entre as quais se encontram alguns conhecidos tipos, sobre os quais procurarei estabelecer o conceito difuso.

TIPOS DE TRABALHO ACÂDEMICOS

Apresento, a seguir, alguns dos tipos mais comuns do trabalho acadêmicos formais, não considerados provas, exercícios e outros textos menos significativos.

Há aindasites, trabalho de multimídia, encenações e outros que não são considerados, uma vez que o foco aqui é a produção escrita formal.

Tese

Trabalho acadêmico que apresenta o resultado de investigação complexa e aprofundado sobre tema mais ou menos amplo, abordagem teórica definida.
É um texto que se caracteriza pela defesa de uma idéia, de um ponto de vista.
Ou então pelo questionamentoacerca de um determinado assunto. O autor do texto dissertativo trabalha com argumentos, com fatos, com dados, que utiliza para reforçar ou justificar o desenvolvimento de suas idéias (SILVEIRA, 2002).
A tese deve ser elaborada com base em pesquisa original. Visa à obtenção do titulo de doutor, pós-doutor ou livre-docente ou o acesso ao cargo de professor titular, em muitas instituições.

Emgeral, a tese é produção de cerca de 200 paginas, podendo variar bastante esse número. É o trabalho final dos cursos de doutorado e pós-doutorado, elaborado depois de cursado os respectivos créditos e feita à pesquisa corresponde; nesse caso é desenvolvida sob assistência de um orientador acadêmico.
É trabalho autônomo de pesquisador sênior, quando se trata de livre docência ou acesso à titularidade.É defendida publicamente perante bancas de cinco ou mais doutores.

“Sabe tese, de faculdade? Aquela que defendem? Com unhas e dentes? É dessa tese que eu estou falando. Você deve conhecer pelo menos uma pessoa que já defendeu uma tese. Ou esteja defendendo. Sim, uma tese é defendida. Ela é feita para ser atacada pela banca, que são aquelas pessoas que gostam de botar banca.
As teses são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A diferença entre dons motivacionais e ministeriais
  • a diferença entre dons motivacionais e ministeriais
  • A diferença entre os dons ministeriais e motivacionais
  • Como fazer um paper diferença dons ministeriais e motivacionais
  • A DIFERENCIA ENTRE DONS MINISTERIAIS E MOTIVACIONAIS
  • Dons Ministeriais
  • Os dons ministeriais e a hierarquia na Igreja
  • dons ministeriais e espirituais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!