A didática para o ensino de história e geografia: uma reflexão sobre o necessário trabalho de pesquisa

Páginas: 19 (4622 palavras) Publicado: 26 de maio de 2013
A DIDÁTICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA:
UMA REFLEXÃO SOBRE O NECESSÁRIO TRABALHO DE PESQUISA


Edivagues Nogueira dos Santos [1]


RESUMO


Em face dos problemas decorrentes dos baixos níveis de aprendizado nas classes de história e geografia, é preciso considerar alternativas para uma melhor performance na área. Em face disso, a "Alfabetização científica" pode seconstituir uma alternativa, frente ao ensino atual que ameaça degenerar em detrimento da mesmice educacional, e, assim, sofrer o mesmo destino de constituir-se objeto de "emancipação" como vem sendo a alfabetização e o letramento tradicionais. Por isso é mister dar-lhe atenção e propor uma transformação na prática do ensinar didaticamente história e geografia, daí o termo ‘‘alfabetizar para asciências“. A alfabetização científica deve mergulhar na necessidade de levar o educando a adotar uma postura pesquisadora. A metodologia empregada deve visar um melhor e maior crescimento na aplicação de conceitos. É preciso pois, lidar com esse paradigma e servir de base em decisões racionais além de promover uma ação cívica responsável, pois o indivíduo que vai a campo na pesquisa de elementoshistóricos e geográficos, melhor exerce sua cidadania frente à compreensão da sociedade a qual pertence. A necessidade por parte do professor em ter um domínio da realidade, levando a ter um pleno conhecimento do conteúdo programático é fundamental, mas não descartando que esse conhecimento deve sempre estar objetivado e a natureza empírica do assunto deva ser sempre trabalhada. Nenhum veículo deensino poderá sequer se eximir de sua responsabilidade em formar cidadãos conscientes e críticos. E nisso temos que concordar, pois esta construção, de atuar educando para as ciências pela pesquisa, passa pela vertente de se criar leitores ávidos, mas reflexivos, críticos e conscientes. Mas, em que momento essa consciência se forma? É preciso experimentar e ter coragem frente as necessidades dessa boapostura.




Palavras Chave: Didática. Alfabetização científica. Pesquisa.








1. INTRODUÇÃO





Muitas vezes no intuito de aperfeiçoar algumas práticas, o alunado é levado à necessidade de aprender a aprender, ou seja, reaprender o didatismo para melhor desempenhar aquilo que cabe neste campo.
Neste artigo, será apresentado um pouco sobre a “alfabetizaçãopara as ciências”, entendendo esta como uma releitura dos modelos didáticos que até então têm sido colocados em voga nos ensinos das disciplinas de história e geografia.
A "Alfabetização científica" ameaça degenerar em detrimento da mesmice educacional, e, assim, sofrer o mesmo destino de constituir-se objeto de "emancipação" como vem sendo a alfabetização e o letramento tradicionais. Essepressuposto para o ensino da disciplina de história e geografia reúne e desperta a atenção de diversos professores, embora muitos não estejam mais com os mesmos objetivos.
“Alfabetizar” para o conhecimento científico nestas disciplinas é imbuir-se de favorecer o estudo destas mediante e estritamente a partir da pesquisa de campo e sistêmica.
Os bancos escolares têm relegado muitas emuitas vezes, lamentavelmente, o estudo dessas disciplinas apenas como “tapa buraco” educacional, sem embasamento no trabalho de pesquisa, coisa, aliás, que deveria sempre ser estimulada e constituir-se como um pré-requisito para a admissão aos estudos superiores de educação neste campo.
 Neste sentido, o termo seria sinônimo e demonstraria habilidades gerais de estudo para o campo dessasdisciplinas. Também para isso, deve-se basear nas possibilidades de aprimoramento para os ministradores e educadores de área, legando-os assim maior mobilidade profissional. É preciso adaptar-se as necessidades do mundo moderno.


Coexiste no mundo moderno um sentimento de pertencer a uma comunidade cujos membros se identificam com um conjunto de símbolos, crenças e estilos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • reflexão sobre ensino da geografia
  • UMA REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR
  • Reflexão sobre didática
  • Reflexão sobre didática
  • Didática de ensino para Geografia
  • Ensino da geografia: uma reflexão histórica sobre a construção social do ser e do espaço
  • Ensino de História e Didática
  • Projeto de pesquisa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!