A desumanização das principais instituições financeiras após o advento da globalização econômica de 1990

Páginas: 11 (2572 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
Univerdidade Católica de Brasília
Curso de Relações Internacionais
Relações Internacionais Contemporâneas

A DESUMANIZAÇÃO DAS PRINCIPAIS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS APÓS O ADVENTO DA GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA DE 1990

Mara Regina dos Santos Ribeiro

Brasília – DF
2012

RESUMO: O efeito transnacional dos mercados e a crescente quebra de fronteiras de um mundo cada vez mais globalizadocorrompem os Estados de maneira imperceptível. Assim como os Estados se apropriam e por vezes se aproveitam de tais facilidades, as instituições financeiras internacionais, como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional, por exemplo, também o fazem. Tais instituições foram criadas para ajudar e tem servido muitas vezes como instrumentos de atrasos, de impossibilidade de desenvolvimentoindependente, fazendo dos Estados fracos escadas para os mais fortes. Em resposta, os Estados mais fracos buscam, por meio de alianças como o G20 – que também tem componentes da parte desenvolvida – aumentar a voz nesse mundo cada vez menor e mais disputada, onde por vezes, vence a voz do mais forte.
Palavras-chave: instituições financeiras, Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional, G20, alianças.Na década de 1990, os países passaram por uma nova etapa de transformação em prol do desenvolvimento. As instituições financeiras, ora criadas para gerar procedimentos de inserção internacional dos Estados em vias de desenvolvimento, principalmente, tem-se perdido cada vez mais encantadas com o crescente mercado transfronteiriço. A voz de países em desenvolvimento nessas instituições tem diminuídocada vez mais devido à disparidade de voto presente entre os integrantes, que é valorada pelo seu poder. Isso tem limitado tanto a inserção internacional dos países em desenvolvimento quanto seu desenvolvimento e acompanhamento do mundo.
Vários foram os mecanismos desenvolvidos após a Segunda Guerra Mundial para a reconstrução dos Estados envolvidos na guerra, tanto por países vencedores quantopor países vencidos. Algumas organizações internacionais foram criadas para gerir e diminuir as diferenças entre os países desenvolvidos e os subdesenvolvidos.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) foi criado em Julho de 1944 nos encontros de Bretton Woods com o objetivo de promover o crescimento global e a estabilidade econômica no sistema internacional. A princípio, a funcionalidade doorganismo levava em conta, além do aspecto econômico e o aspecto social, mas essa característica mais humana e essa percepção das diferenças entre os atores foram-se perdendo com o tempo.
Outra instituição muito importante criada foi o Banco Mundial. Fundando em também em 1944 em Bretton Woods com o objetivo de financiar a reconstrução dos países devastados pela guerra, o Banco Mundial também tem sidoinfluenciado pelas facilidades dos mercados financeiros de adentrar e controlar o âmbito doméstico dos demais países. Porém, diferentemente do FMI, que se vê como uma instituição infalível e que provavelmente resistirá ante qualquer tentativa de reforma, o Banco Mundial tem ficado muito apreensivo com as duras críticas apresentadas pelos países (Joseph Stiglitz, 2002).
Em 1989, foi realizada emWashington, uma reunião no qual os países desenvolvidos, “preocupados” com a situação latino-americana, pretendiam traçar uma agenda econômica a ser seguida pelos países da América Latina para promoção do desenvolvimento. Os países desenvolvidos, provavelmente, achavam que esses países não teriam capacidade para criar uma agenda própria que realmente funcionasse. Nessa reunião, criaram políticasque esses países – os latino-americanos – deveriam adotar em seu âmbito interno, ou seja, era uma forma indireta de controle dos mais fortes sobre os mais fracos. Tal reunião, que ficou conhecida como Consenso de Washington, chegou à conclusão de que o que mantinha a América Latina estagnada era a convulsão de crises, por vezes mal resolvidas, pelas quais a região passava. A agenda reunia ideias...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Globalização Financeira: Crise econômica dos países do Sudeste Asiático
  • O Advento da Globalização
  • Instituições economicas
  • Instituições financeiras
  • instituições financeiras
  • Instituições Financeiras
  • Instituições financeiras
  • A CONTABILIDADE DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!