A DESTINAÇÃO DO LIXO PRODUZIDO POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Páginas: 10 (2417 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2014
A DESTINAÇÃO DO LIXO PRODUZIDO
POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Angela Maria Cardoso1

RESUMO: O presente artigo tem como objetivo avaliar o nível de conscientização ambiental em alunos dos 6º ao 9º ano de uma escola de ensino fundamental II. A metodologia usada para avaliação dos alunos baseou-se em questionários que versavam sobre o destino dado ao lixo produzido por eles tanto noambiente escolar quanto em suas residências, conclui-se que apesar das exaustivas campanhas publicitárias expostas pela mídia e pelos inúmeros trabalhos realizados em ambiente escolar, o aluno não apresenta efetivo conhecimento do destino do lixo. A despeito dos inúmeros benefícios trazidos pelo desenvolvimento da humanidade, uma das principais preocupações da atualidade é justamente o meio-ambientee a importância de sua conservação diante do aumento do consumo principalmente de produtos industrializados, que traz como conseqüência o aumento da quantidade de lixo produzido diariamente, acarretando sérios malefícios à natureza e, conseqüentemente, à própria sociedade. Nesse contexto, a educação ambiental adquire importante papel no desenvolvimento da consciência sobre a necessidade da adoçãode medidas para o adequado tratamento do lixo. No âmbito escolar, a coleta seletiva de materiais recicláveis pode ser uma ótima alternativa para educar e sensibilizar a comunidade, através dos alunos.  Este trabalho apresenta uma análise sobre educação ambiental e conscientização da importância da conservação do meio ambiente, com ênfase no tratamento dado ao lixo produzido no ambiente escolarPALAVRAS-CHAVE: Ensino fundamental II, destinação de lixo, conscientização ambiental


1 CONHECENDO HÁBITOS DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AO LIXO

Não é incomum ao entrarmos numa Unidade de Ensino e nos depararmos com grande quantidade de diversos tipos de lixo, principalmente: papeis e plásticos, chiclete grudado nas carteiras, mesmo a sala dispondo de lixeira, os alunos parecem simplesmenteignorar, o artigo tem como objetivo elucidar os motivos que levam o aprendiz a agir de maneira tão displicente. Infelizmente a cultura brasileira não tem por hábito fazer a destinação correta do lixo produzido pelas pessoas, predomina ainda a ideia de que se há um funcionário para fazer a limpeza torna-se desnecessário jogá-lo no lixeira
A elaboração do artigo procura elucidar o porquê dos alunos nãojogarem o lixo em seu devido lugar e a implantação de ações que o façam refletir sobre seus atos e como eles podem ser danosos ao meio ambiente e à sociedade. De acordo com a Lei 9795 de 27 de Abril de 1999 institui a Política Nacional de Educação Ambiental. O MEC propõe o programa de PCNs em ação atendendo as solicitações dos Estados, Meio Ambiente um dos temas Transversais. A Agenda 21 vem coma preocupação a questões relacionadas ao consumo e políticas públicas nacionais. para a mudança em modelos sustentáveis de consumo, instrumentos econômicos e quanto às tecnologias, os países desenvolvidos deveriam manter padrões sustentáveis de consumo. Na possibilidade dos países em desenvolvimento evitem a poluição perigosa, portanto é preciso ter tecnologias ambientavelmente saudável,incentivando novas fontes de energia.
Quanto ao destino do lixo sólido vale enfatizar que é necessário que haja uma redução do lixo, através de programas, pesquisas em tecnologias limpas. Essas medidas são de extrema importância para proteger a saúde do ser humano e do meio ambiente.
A Agenda 21adota propostas de áreas-programas para administração do lixo sólido. Com embasamento nas medidas propostaspela Agenda 21, faz-se necessário a conscientização do aluno quanto ao destino do lixo e suas consequências para a sociedade, bem como a introdução de hábitos saudáveis, trabalhando com o aluno a questão do consumo desenfreado de bens de consumo, que por muitas vezes dão a ilusão de status de uma sociedade consumista e capitalista.
Atualmente, no material da escola citada no presente artigo, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TECNOLOGIA PARA OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • Educação ambiental para alunos do ensino fundamental
  • O desempenho escolar do aluno no ensino fundamental.
  • TRABALHANDO A SEXUALIDADE COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • Estilos de aprendizagem dos alunos do ensino fundamental
  • AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • O ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II PARA ALUNOS SURDOS
  • Coesão e coerência textual Um estudo feito com textos produzidos por alunos do ensino fundamental de uma escola...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!