A Dessensibiliza O Sistem Tica

2154 palavras 9 páginas
A dessensibilização sistemática(DS)
A DS é uma intervenção que visa eliminar comportamentos de medo e síndrome de evitação, sendo utilizada para o tratamento dos disturbios neuróticos de base ansiógena; Consiste em dois componentes sendo estes o de ensinar ao paciente uma resposta contraria à ansiedade e a exposição graduada ao estímulo provocador do medo. Este procedimento visa reduzir as ansiedades e baseia-se nos princípios de condicionamento clássico compreendendo que respostas incompatíveis com a ansiedade podem ser utilizadas para inibi-la.
Em relação aos fundamentos conceituais e empíricos, na base teórica temos que se alguns comportamentos aumentam a potencia da ansiedade, outros comportamentos a inibem reciprocamente podendo utilizar-se disso para o contra-condicionamento, ao utilizar-se do que causa ansiedade junto a estímulos que inibem a ansiedade; Os sintomas decorrentes da ansiedade partiam do pressuposto de que o sistema nervoso estaria reagindo a uma situação que para a pessoa seria de exposição a ameaças e danos o que depois deu lugar a idéia de que o medo era controlado por fatores perceptivos. Em resumo, compreende-se que, as informações da DS, proporcionam novas informações sobre a situação, objeto ou emoção temidos sendo processadas nas áreas cognitivas, fisiológicas e comportamentais servindo para inibir experiências da ansiedade e da evitação.
A prática do uso da DS, se faz eficaz em:
Fobias: Na experiência da DS em fobias, constatou-se que diferentemente da introspecção e da introspecção mais relaxamento, o numero de pessoas que se trataram com a dessensibilização que se recuperaram foi maior, e o número de pessoas que recaíram foi menor.
Ansiedade ante a avaliação social: Na experiência da DS em casos de ansiedade ante a avaliação social, constatou-se que esta produzia os maiores benefícios em comparação com a terapia de introspecção, a atenção/placebo e os controles não tratados.
O método da DS, se dá em quatro passos principais, sendo

Relacionados

  • Principios Basicos De Analise Do Comportamento Part 1
    31964 palavras | 128 páginas