A DESOBEDI NCIA CIVIL Douglas Bauer Carlos

431 palavras 2 páginas
A DESOBEDIÊNCIA CIVIL

¹Douglas Bauer Carlos

THOREAU, Henry David. A Desobediência Civil. Portal Domínio Público, 2001. 16 p.

A Desobediência Civil é um livro composto por 16 páginas, que pode ser entendido como uma forma de desacato, porém trata-se de uma forma de protesto contra a injustiça.
Seu autor é Henry David Thoreau, nascido em 12 de Julho de 1817, em Concord, nos Estados Unidos. Era poeta, ensaísta, naturalista e filósofo.
A Desobediência Civil foi inspirada em uma noite que o autor passou na prisão por não pagar impostos ao estado americano, justificando ser injustiça a aplicação desse recurso arrecadado na escravidão e na guerra contra o México.
Henry destaca em seu texto que o governo é a forma como o povo escolhe para executar a sua vontade. Considera a importância da existência de um governo melhor, e não a extinção do mesmo.
Cita também a enorme quantidade de pessoas que se opõem a guerra e a escravidão, porém não fazem nada efetivo para acabar com ambas. Preferem esperar que outras pessoas remedeiem o mal e o máximo que fazem é depositar seus votos nas urnas, sendo que o caráter deles não entra nas avaliações, e frente a leis injustas os homens esperam que a maioria se convença até que se alterem essas leis.
Henry demonstra sua insatisfação pacificamente, ao negar o pagamento de impostos ao governo, no qual ele só tem contato uma vez ao ano, quando o coletor de impostos lhe cobra. Ele afirma que não se recusaria pagar o imposto caso fosse investido em educação e estradas, mas nega lealdade ao Estado, pois considera o pagamento de impostos como uma forma de estimulo à injustiça.
A obra de Henry influenciou muitos movimentos no mundo, como os liderados por Mahatma Ghandi e Martin Luther King e continua influenciando até hoje as sociedades e governos.
Podem-se aplicas seus exemplos citados em nosso país, onde a minoria dita leis injustas e o povo deve pagar por isso com altos impostos que é a forma que o governo tem para patrocinar a injustiça

Relacionados