A desiluzão do comunismo

360 palavras 2 páginas
VPN – Rede Privada Virtual
É uma rede privada construída sobre a infraestrutura de uma rede pública, normalmente a Internet. Ou seja, ao invés de se utilizar links dedicados ou redes de pacotes para conectar redes remotas, utiliza-se a infraestrutura da Internet. As VPNs são uma ferramenta extremamente poderosa para a segurança das informações digitais. Permite o tráfego de dados de forma segura e também permite o acesso a uma rede interna de uma empresa onde os links dedicados são caros, e do outro lado está a Internet, que por ser uma rede de alcance mundial, tem pontos de presença espalhados pelo mundo. Conexões com a Internet podem ter um custo mais baixo que links dedicados, principalmente quando as distâncias são grandes, esse tem sido o motivo pelo qual, as empresas cada vez mais utilizam a infraestrutura da Internet para conectar a rede privada.
O uso da Internet como infraestrutura de conexão entre hosts da rede privada é uma ótima solução em termos de custos, mas, não em termos de privacidade, pois a Internet é uma rede pública, onde os dados em trânsito podem ser lidos por qualquer equipamento. Então como fica a questão da segurança e a confidencialidade das informações da empresa?
A resposta é: Criptografia na comunicação entre hosts da rede privada de forma que, se os dados forem capturados durante a transmissão, não possam ser decifrados. Os túneis virtuais habilitam o tráfego de dados criptografados pela Internet e esses dispositivos, são capazes de entender os dados criptografados formando uma rede virtual segura sobre a rede Internet.

Vantagens e Desvantagens da VPN

A vantagem é a redução de custos com comunicações corporativas, pois elimina a necessidade de links dedicados de longa distância que podem ser substituidos pela Internet. As LANs podem através de links dedicados ou discados, conectar-se a algum provedor de acesso local e interligar-se a outras LANs, possibilitando o fluxo de dados através da Internet. A desvantagem é que a

Relacionados