A desigualdade social, invisibilidade pública, sociedade brasileira.

Páginas: 6 (1442 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
A Desigualdade Social, Invisibilidade Pública, Sociedade Brasileira.

A desigualdade social brasileira vem nos mostrar que a invisibilidade afeta de forma indireta, vários indivíduos da sociedade.
Um dos principais motivos é ilusão de pessoas pobres que com o objetivo de melhorar de vida migram para as grandes cidades, principalmente para São Paulo em busca de melhores salários e da tãosonhada qualidade de vida.
Ao chegarem ao seu destino à realidade é apresenta de uma outra maneira, sem formação precisam se submeter às condições dos empregos que lhes é oferecido, serviços discriminados pela sociedade tais como: ambulantes, garis, empregadas domésticas, faxineiros, profissionais do sexo, dentre outros. Na maioria das vezes fazem o trabalho que outros se recusam a fazer.
Sem outraopção desempenham suas funções como máquinas, programadas para cumprirem suas obrigações, ocorrendo assim à anulação de identidade, pois acabam se tornando algo sem valor, ou seja, apenas um uniforme e colocam sobre si a sensação, a referencia de cumprir o dever, pura e somente. É nessa situação que ocorre a humilhação social.
A escravidão no Brasil foi abolida no Séc. XIX, porém algumas classestrabalhadoras se encontram ainda escravizadas. O Brasil tem uma das piores distribuições de renda do mundo também é composto por uma enorme população de miseráveis e de párias sociais, que conseguem sobreviver com muitas dificuldades.
Para agravar ainda mais a situação, são esses mesmos trabalhadores que em muitas situações se sentem inferiores, não merecedores de bens comuns. A invisibilidade setorna tão comum que o próprio trabalhador acaba perdendo a sua identidade, ou seja, o mesmo acaba se acostumando com o desprezo da sociedade em que vive.
O salário oferecido para esses trabalhadores é inferior o que faz com que os mesmos se sintam apenas uma ferramenta que precisa estar disponível para executar os serviços designados pelos patrões. O comportamento brasileiro e a invisibilidadesocial caminham juntos.
Em muitos casos para os menos favorecidos aparecerem eles precisam se organizar em Centros Comunitários, é nesses centros que as pessoas se sentem iguais, pois elas possuem o mesmo senso comum, a integração social, (seja fisicamente, psicologicamente) e em alguns casos igualdade financeira. A invisibilidade social, como citado anteriormente, leva ao desprezo e à humilhação.Tais sentimentos levam as pessoas a processos depressivos.

De acordo com Gachet, “Aparecer’ é ser importante para a espécie humana, ser valorizado de alguma forma é parte integrante de nossa passagem pela vida, temos que ser alguém, um bom profissional, um bom estudante, um bom pai, uma boa mãe, enfim, desempenhar com louvor algum papel social”.

É preciso que cada umde nós tenha contato ou uma aproximação para compreender melhor à invisibilidade social. Para isso basta nos colocar algumas horas no lugar de alguma dessas pessoas que diariamente não são reconhecidas por estar trajando um uniforme, uma roupa suja como no caso de um catador de reciclagem ambulante e assim experimentaremos as sensações de um trabalho que é julgado pela sociedade como inferior.
Opsicólogo social Fernando Braga da Costa com sua tese de mestrado pela USP comprovou o peso da invisibilidade social. O mesmo conta que durante oito anos trabalhou como gari, varrendo as ruas da USP e relata que diversas vezes várias pessoas passaram por ele até mesmo os seus professores, porém ninguém o cumprimentava, pois eles viam apenas um uniforme. O psicólogo se sentiu por diversas ocasiõescomo se fosse um objeto, algo sem vida, sem valor.
Ele diz ter descoberto que um simples bom dia, que nunca recebeu como gari pode significar um sopro de vida, um sinal da própria existência.
Já o psicólogo Jessé Souza tenta mostrar qual é a verdadeira origem da desigualdade social, explicando que o povo brasileiro não acredita que a humilhação possa definir desigualdade e sua origem social,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A desigualdade e a invisibilidade social na formação da sociedade brasileira
  • A desigualdade e a invisibilidade social na formação da sociedade brasileira
  • A desigualdade e a invisibilidade social na formação da sociedade brasileira
  • A Desigualdade e a Invisibilidade Social na Formação da Sociedade Brasileira
  • Desigualdade social e invisibilidade social
  • A INVISIBILIDADE DA DESIGUALDADE BRASILEIRA
  • A desigualdade e a invisibilidade social
  • A desigualdade e a inviabilidade social na formação da sociedade brasileira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!