A desconstrução do amor platônico na lírica camoniana

Páginas: 15 (3728 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2013
DESCONSTRUÇÃO DO AMOR PLATÔNICO NA LÍRICA CAMONIANA



RESUMO: O presente estudo tem por finalidade descontruir a ideia do amor platônico em Camões, uma vez que essa visão é comumente ligada a sua lírica. Buscarei confrontar as teorias tradicionais que demonstram o amor platônico em sua lírica com a teoria de Helder Macedo, o qual possui um estudo moderno e coerente sobre o assunto.PALAVRAS-CHAVE: Camões. Amor. Platonismo. Desconstrução. Lírica.

ABSTRACT: The present study aims to deconstruct the idea of platonic love in Camões, since this view is commonly linked to their lyrical. Seek to confront the traditional theories that demonstrate platonic love in his lyrical with the theory Helder Macedo, which has a modern and coherent study on the subject.
KEYWORDS: Camões. Amor.Platonism. Deconstruction. Lyric.

Antes de falar propriamente da desconstrução do amor na lírica camoniana é necessário voltar um pouco no tempo para explicar e entender melhor as inspirações filosóficas que cercam a obra de Camões, principalmente o platonismo e o neoplatonismo.
O Platonismo é baseado no pensamento de Platão em que nas doutrinas das ideias os objetos do conhecimento sedistinguem das coisas naturais e a sabedoria é superior ao saber. Foi através dessa filosofia que surgiu a designação do amor platônico, pois para Platão o amor é o sentimento puro baseado nas virtudes e não nas paixões. As paixões levam os homens às imperfeiçoes, aos sentimentos baseados em interesses, falsidades, egoísmos, vaidades etc..No platonismo o mundo ideal é perfeito e ilimitado e o mundo real,originado das experiências humanas é imperfeito e limitado.
O neoplatonismo é uma doutrina inspirada no platonismo que tem um direcionamento para os aspectos espirituais e cosmológicos do pensamento platônico. Os Neoplatônicos defendem três áreas de conhecimento: A sensorial; a racional e a intelectual que refletem respectivamente a obscura representação da verdade, formado pelos objetos domundo concreto e real; a ideia da essência das coisas e o conhecimento de nós mesmos, formado pelas ideias e onde residem a beleza e a perfeição. Para os Neoplatônicos o mundo sensível ou sensorial não tem valor, pois ele permite perceber as coisas materiais em constante transformação, o que os leva a uma atitude apenas de contemplação do mundo e renúncia das coisas da “realidade comum”. Noneoplatonismo o amor será mais puro e perfeito quanto mais ele abrir mão dos prazeres físicos e dos sentidos e se aproximar do amor-ideia.
Os estudiosos e críticos tradicionais de camões relatam um entendimento de sua lírica voltado para o amor platônico. Saraiva & Lopes (1982, p.342) afirmam que “Camões interessa-se muito pelo neoplatonismo, como, aliás, todo cristão culto da sua época e todo poetapetrarquista”. A lírica da medida velha seria de inspiração provençal aliada ao amor platônico. A explicação que os autores dão para o conflito entre o desejo carnal e o ideal do amor desinteressado se relaciona com as experiências vividas e experiências culturais.
Berardinelli (2000, p. 219) afirma que “é este o amor que, de preferência se canta na lírica camoniana da medida nova, o amor quasesempre inatingível [...] fonte de sofrimento”. Pode-se observar que Berardinelli fala de uma preferência de Camões a cantar o amor platônico, podendo inferir-se que Camões não canta apenas o amor platônico.
O escritor Helder Macedo no ensaio “Camões e a Viagem iniciática” contesta a teoria de que Camões é um poeta casto, argumentando que o mesmo é um poeta moderno, o qual estava à frente de seutempo e que desenvolveu uma nova filosofia na qual os valores até então inconciliáveis do homem tais como o corpo e a alma, pudessem se combinar. Para Macedo(1980 p.09), o amor em Camões é “assumido como uma experiência pessoal a ser vivida ativamente e a razão como a faculdade humana capaz de transformar a experiência em conhecimento e não como a idealização contemplativa da beleza absoluta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O amor na lírica camoniana
  • Lirica camoniana
  • lírica camoniana
  • Lírica camoniana
  • Lírica Camoniana
  • A lirica camoniana
  • Lirica camoniana
  • Análise da lírica camoniana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!