A Desacelera O Econ Mica Da Constru O Civil Pronto

909 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE POTIGUAR – UNP
ENGENHARIA CIVIL – 4VA

ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA
PROFESSOR: MARCOS ALVES

OUTUBRO, 2012
A desaceleração econômica da construção civil
A desaceleração da economia brasileira foi confirmada pelo IBGE após a divulgação dos dados do Produto Interno Bruto (PIB), no primeiro semestre de 2012. Segundo os números, no primeiro trimestre deste ano, o Brasil cresceu apenas 0,2% em relação aos três últimos meses de 2011. Segundo Jim O'Neill, economista do Goldman Sachs conhecido por criar o termo Bric’s (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), "As previsões para o crescimento brasileiro eram muito elevadas, principalmente depois da alta de 7,5% do PIB em 2010, e ajustes eram necessários. Mas agora há análises que estão exagerando problemas e riscos para o Brasil."
De todos os setores pesquisados pelo IBGE para calcular as vendas no varejo brasileiro, o item "Materiais de Construção Civil" chamou a atenção, devido a uma queda acentuada de 11,3% em maio, alertando aos especialistas. Como o mercado interno estava aquecido, o setor de vendas não demonstrava sinais de fraqueza até a última semana. Constata-se, então, que a construção civil passa a ser vista como um obstáculo para uma retomada mais forte da economia.
O economista Fernando Sarti, diretor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ao analisar a situação, afirmou que, "A construção civil vinha crescendo acima do PIB, o investimento e o financiamento estavam altos, o que significa que houve uma redução na construção residencial, que é muito preocupante". Com o emprego começando a ser ameaçado pela desaceleração da economia na construção civil, os mutuários passaram a adiar o sonho da casa própria, o que refletiu negativamente no segmento imobiliário. O crédito imobiliário, que impulsionou os preços de imóveis nas principais capitais do Brasil, continua crescendo, mas o setor já não responde com a mesma rapidez.
Porém, as baixas

Relacionados