A DERMATOFILOSE EQUINA EM RELATOS DE CASO NO BRASIL

2087 palavras 9 páginas
A Dermatofilose Equina em relatos de caso no brasil
Adriana Maria1
Paula Luiza Clemente de Lima2
Francisca Talita3

RESUMO: O objetivo deste trabalho é fazer uma revisão bibliográfica de artigos científicos publicados no Brasil sobre dermatofilose em equinos. Dermatofilose é uma afecção cutânea com lesões crostosas, dermatite exsudativa que afeta não só eqüinos, mas também bovinos, ovinos, suínos, cães, gatos, animais selvagens, répteis e até humanos. Também é conhecida como estreptotricose e é causada pela bactéria Dermatophilus congolensis. Ao buscarmos bibliografia específica sobre a afecção em cavalos, encontramos pouco material,restringindo-se ao trabalho de Olinda et al (2009) que faz relato de um caso ocorrido no Rio Grande do Norte. A doença é relada em diversas partes do mundo (TOPA et al, 2001), e embora se possa tornar endêmica em áreas tropicais ou subtropicais com uma estação chuvosa prolongada, a sua ocorrência em climas secos é descrita como esporádica ou rara. Sendo assim, podemos levantar a hipótese de que no clima semi-árido a manifestação da dermatofilose em equinos ocorre possivelmente devido a manejo inadequado ou a uma infecção oportunista combinada a uma baixa imunidade do animal.

Introdução
Na espécie eqüina, as dermatopatias, como as infecções fúngicas e bacterianas, podem causar grandes perdas econômicas aos proprietários, já que o animal apresenta uma aparência desagradável e devido aos custos com tratamentos por vezes prolongados, o que dificulta inclusive o transporte e a utilização dos animais em provas hípicas e exposições (OLINDA, 2009).
Lesões cutâneas são comuns e importantes em equinos. Elas perfazem aproximadamente 50% de todos os neoplasmas da espécie equina, além de provocar dor, irritação, prurido e predispor a ocorrência de infecções secundárias (20, 2013). Cavalos que apresentam prurido intenso, por exemplo, coçam-se até no próprio arreio ou em qualquer superfície rugosa, ou mesmo cortante, provocando feridas que

Relacionados

  • Dermatofilose
    1805 palavras | 8 páginas
  • Doenças de ruminantes e equinos
    143000 palavras | 572 páginas
  • terapeutica
    15629 palavras | 63 páginas
  • Foto de nada
    93884 palavras | 376 páginas