A dependecia quimica navida da igreja

1854 palavras 8 páginas
Antropologia Filosófica

O que você responderia à pergunta "O que é o homem?" Ou seja, "O que somos, eu, você, todos nós? Para começar adianto que estas são questões fundamentais da Filosofia e da Antropologia Filosófica. Mas por onde começar a respondê-las? Iniciemos o nosso caminho na tentativa de formularmos, em conjunto, uma resposta adequada ao nosso tempo à questão principal da Antropologia Filosófica, criando um conceito mais próximo daquilo que o mundo que nos rodeia nos propicia.
Podemos dizer que de todas as questões o problema que se encontra por trás de todos os outros é o da determinação do que seria o homem, qual é o lugar ocupado por ele na natureza, qual a sua relação com o cosmo, sua função no mundo e seu destino. Daí as perguntas: de onde viemos? Para onde vamos? Que poder temos sobre a natureza? Que poder a natureza tem sobre nós? Qual é o sentido da nossa existência? Essas são perguntas que ao longo da vida nos fazemos, mas que não são fáceis de serem respondidas porque não são próprias ao mundo da técnica, da produtividade, da mídia e do consumismo que nos cerca. Essas questões se referem à filosofia, ao exercício do pensamento, a um tipo de conhecimento importante, porém muito pouco relevante para a maioria das pessoas.
O problema do homem foi abordado, direta ou indiretamente por todos os filósofos comprometidos com o pensamento. Nesse sentido, Nicola Abbagnano afirma:
Pode especular-se sobre o Mundo, sobre o Ser, sobre a Verdade ou sobre a Justiça, podem fazer-se análises minuciosas dos procedimentos cognitivos e das ciências de que o homem dispõe, pode tentar-se determinar o que é o Bem absoluto ou o Mal absoluto, construir teorias monumentais e audaciosas visando a responder a todos os problemas do mundo, mas em todos os casos o único destinatário de todas essas especulações é o homem, que nelas procura algumas luzes que o passam a orientar na sua vida. ( Nomes e temas da filosofia contemporânea. p.9-11)
Toda filosofia autêntica tem

Relacionados