a demanda de santo graal

Páginas: 44 (10875 palavras) Publicado: 7 de abril de 2014
A DEMANDA DO SANTO GRAAL
2002
SINOPSE
Prosa medieval portuguesa mais antiga. Busca do Santo Graal. Galaaz, o puro dos puros, herói central de uma obra com forte doutrina religiosa. Amor e combate: molas mestras dessa novela mística, simbólica, fascinante e encantadora.
Dedicamos este trabalho à querida professora de Literatura Portuguesa: Maria José, que nos confiou a realização deste.
"ADemanda do Santo Graal desperta um certo magnetismo, uma espécie de magia que atrai e seduz".
(Heitor Megale)
INTRODUÇÃO
A prosa, na época do trovadorismo, é representada pelas novelas de cavalaria, os livros de linhagens, as hagiografias e cronicões. Os livros de linhagens eram listas de nomes estabelecendo nexos genealógicos entre famílias fidalgas. Os cronicões, não raro escritos em Latim,apresentam escasso valor literário, embora constituam os primeiros documentos historiográficos em Portugal. Menor ainda é a valia literária das hagiografias, também redigidas em Latim. No conjunto, apesar da existência de uma obra prima como A Demanda do Santo Graal, a produção prosística dessa época ofuscou-se pelo brilho da poesia trovadoresca.
Originárias da França e, remotamente da Inglaterra,as novelas de cavalaria resultaram da prosificação das canções de gesta (poemas medievais cantados em linguagem popular e que celebravam os feitos guerreiros). Organizavam-se em três ciclos: o ciclo bretão ou arturiano, em torno do rei Artur e os seus cavaleiros; o ciclo carolíngeo protagonizado por Carlos Magno e os doze pares de França; o ciclo clássico, de temas grego-latinos. Somente o ciclobretão vingou em Portugal, através das narrativas vertidas do Francês. Delas restaram três espécies: a História de Merlim, o José de Arimatéia e A Demanda do Santo Graal. Da primeira ficou unicamente a tradução espanhola, baseada na portuguesa que se perdeu. O José de Arimatéia (ms. n.º 634 da Torre do Tombo) foi publicado em 1967.
As origens da lenda do Graal se perdem no século VI d.C. entrefolclore e história, passa depois por romances em verso para chegar à prosa das novelas de cavalaria, que se completam em diversos livros e várias versões. A primeira versão em prosa organiza-se na seqüência de títulos. A Estória do Graal, Merlim, Lancelot do Lago, A Demanda do Santo Graal e a Morte do Rei Artur.
Augusto Magne, em 1922, durante sua permanência na capital austríaca, encantou-se com otexto, que até o momento só conhecia através de fragmentos copiados e publicados.
O texto do Códice n.º 2594 da Biblioteca Nacional de Viena, cópia única da Demanda portuguesa do Santo Graal, ninguém sabe quando e por quais mãos foi levado para a Áustria. Admite-se que o pergaminho data do século XV, ou mais precisamente do tempo do Rei D. Duarte, que morreu em 1438; parece igualmente que foicopiado de um texto da época anterior, o qual não seria por sua vez o manuscrito original.
Assim, Magne pesquisou durante anos a obra, para em seguida passar por inúmeras reprovações da publicação do livro, só conseguindo que o governo brasileiro a publicasse por intermédio do Instituto Nacional do Livro. Em 1944, o livro foi publicado.
Na Idade Média, foi escrito o livro A Demanda do Santo Graal.Um livro extremamente importante, pois relata um pensamento e o modo de vida do homem medieval.
O manuscrito contendo a história, provavelmente foi escrito entre o século XIII e XIV.
Era véspera de Pentecostes quando, em Camaalot, reunidos os cavaleiros para a ceia, surge o misterioso vaso esparzindo luz que a todos nutre de místico alimento. Resolvem empreender as aventuras que permitamreencontrá-lo e usufruir de sua celestial presença.
A lenda que remonta as origens célticas, foi inicialmente glosada em verso e apresentava Perceval como cavaleiro que "daria fim à Demanda do Graal". Por volta de 1220, em França, decerto por influência clerical, o tema é posto em novela e Galaaz, filho de Lançalot, substitui Perceval. A lenda, até então pagã é cristianizada, passando seus símbolos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a demanda do santo graal
  • UM ESTUDO SOBRE A DEMANDA DO SANTO GRAAL
  • Santo Graal
  • Santo graal
  • Santo Graal
  • Santo graal
  • Santo Graal
  • Tributario E Financeiro Santo Graal Vitaminado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!